Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 21 de Junho de 2006 às 10:16

    Imprimir


A época romântica do futebol, com boleiros carismáticos e folclóricos está com seus dias contados. É o que garante o técnico do Santos, Vanderlei Luxemburgo. A teoria do treinador sustenta que, em um futuro bem próximo, o futebol se aproximará cada vez mais do mundo dos negócios e o profissionalismo, dentro e fora de campo, será um pré-requisito para jogadores e treinadores.

"Acabou esse negócio de jogador querer participar apenas dos 90 minutos do jogo e achar que a função dele termina ali. Ele precisa treinar em dois períodos, concentrar e entender que tem uma responsabilidade com o clube, já que ganha muito bem. O futebol se tornou um negócio", defende Luxemburgo.

O treinador santista acredita que os modelos implantados nos anos 90, em clubes como Palmeiras e Corinthians - em que ele trabalhou e que eram geridos como empresas - são os ideais. Luxemburgo recomenda a "fórmula" para os grandes brasileiros.

"Os clubes precisam ser administrados como empresas. O treinador precisa se adequar também. Não basta ele indicar uma contratação apenas visando o índice técnico. O time precisa ganhar dentro de campo e investir para gerar lucro fora das quatro linhas. Caso contrário, não sobrevive", explica.

Apesar de estar convicto de que essa é uma das melhores saídas para o futebol brasileiro, Luxemburgo tem certeza que se trata de um processo ainda está em fase embrionária.

"Isso ainda está engatinhando por aqui, pois é difícil para o profissional mostrar para o clube que ele precisa de um plano a longo prazo".





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293516/visualizar/