Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 21 de Junho de 2006 às 02:40

    Imprimir


Nos meses de junho e julho, os 900 mil clientes do Banco do Brasil em Mato Grosso ao retirarem extrato bancário receberão um convite da Justiça Eleitoral com a seguinte mensagem: “Seja um mesário voluntário. Ligue para 148, acesse www.tre-mt.gov.br ou procure um posto eleitoral”. Isso somente será possivel devido à assinatura de um convênio entre o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Antonio Bitar Filho e Superintendente do Banco do Brasil, Renato José Araújo Barbosa, assinado na tarde desta terça-feira (20). O objetivo da parceria é de ampliar a divulgação em relação à campanha Mesários Voluntários deflagrada pelo TRE/MT para sensibilização de pessoas para trabalharem como voluntários nas eleições deste ano.

O TRE/MT deverá convocar 40 mil pessoas, onde cerca de 36 mil serão para atuarem como mesários. O custo por mesário este ano, somente para despesa com alimentação será de 15 reais, mesmo valor do referendo das armas realizado no ano passado. Com a inclusão de despesas com correspondências e outros despesas administrativas somam-se ai mais quatro reais por mesário. No total o Tribunal estima uma despesa de 600 mil reais.

De acordo com o presidente do TRE/MT, desembargador Antônio Bitar Filho, a Justiça Eleitoral tem o poder de convocar o cidadão para prestar serviço nas eleições, mas que a campanha pretende agregar aqueles que desejam participar por vontade própria sem nenhuma força coercitiva. “Queremos trazê-lo de forma voluntária. Que ele queira colaborar”, enfatizou. Segundo o desembargador, uma das vantagens do voluntariado é a melhoria da qualidade de atendimento ao eleitor, porque o mesário voluntário trabalhará satisfeito, “animado”, diminuindo o índice de abstenções dos mesários convocados que chega a 20% no Estado.

Bitar disse ainda que a expectativa é de que principalmente a juventude atenda aos apelos da Justiça Eleitoral porque é a faixa etária que mais anseia por participação do processo político. “Os jovens estão sempre atentos e essa é a forma de participarem do processo eleitoral, dando sua parcela de contribuição à consolidação democratica”, disse.

De acordo com o superintendente do Banco do Brasil, Renato José Araújo Barbosa, além dos clientes do banco a divulgação também ocorrerá internamente entre os servidores do banco “Vamos distribuir os materiais publicitários disponibilizados pelo TRE, nas agências e na AABB”, disse.

O eleitor que se inscrever também tem outras vantagens como o direito a dois dias de folga por data de convocação, bem como receber auxílio-alimentação; Em alguns casos, o serviço prestado como mesário pode ser utilizado como critério de desempate em concursos públicos e como hora estágio para cursos universitários.

Participaram da solenidade de assinatura do convênio o diretor geral do TRE/MT, Mauro Diogo, o diretor do Banco do Brasil, Paulo Giovani Freitas Lopes.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293577/visualizar/