Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 20 de Junho de 2006 às 16:30

    Imprimir


Delegação mato-grossense na Itália: parcerias em diversas áreas O município de Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá) desenvolverá projetos em conjunto com a cidade italiana de Grugliasco, da Província de Torino. Outro município mato-grossense que estabeleceu parceria com a Itália é Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá). O município italiano de Colegno está beneficiando Barra na criação de uma escola de panificação, que será inaugurada no próximo mês.

Os dois acordos são alguns dos resultados da visita da Delegação Brasileira à Itália, cujo representante do Estado de Mato grosso é o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato. A missão está no país europeu há uma semana e fecha sua agenda de trabalho nesta terça-feira (20/07), com a assinatura do protocolo de intenções com a Provícia de Torino. "Estabelecemos parcerias em várias áreas, sobretudo econômica, social, cultural de turismo e ambiental”, explicou o secretário.

O prefeito de água Boa, Maurício Tonhá, que também faz parte da missão, observou que a partir de agora seu muncípio faz parte do projeto “100 Cidades”, um programa que possibilita a integração de 100 cidades brasileiras com 100 cidades italianas. “Há um universo de ações que podem ser exploradas nessa parceria. Temos muita coisa para serem trabalhadas em conjunto”, salientou o prefeito.

Para Vettorato, são as áreas de Turismo e Cultura que irão fortalecer projetos em outras áreas nessa integração entre Mato-Grosso e Itália. Representantes da cidade de Turim já garantiram participação na Literamérica 2006. O secretário destacou também a intenção de criação de uma unidade de bio-combustível, pela sociedade Ítalo-brasileira, sediada em Barra do Garças. “É um plantio de sementes que, se bem cuidadas, gerarão bons frutos no futuro. Não se pode simplesmente assinar protocolos e mantê-los na gaveta”, advertiu Vettorato.

O fortalecimento da integração entre Mato-Grosso e Itália ocorrerá também por meio de visitas de empresários italianos a alguns municípios mato-grossenses. Dentro de 15 dias, o município de Alto Araguaia (415 ao Sudeste de Cuiabá) receberá uma delegação italiana. “Existem entendimentos para a realização de um programa na área de bovino-cultura e para a instalação de uma indústria italiana nessa região”, afirmou o secretário.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293620/visualizar/