22 municípios participam de seminário de regionalização
A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Oliviera Assis, destacou na palestra de abertura do seminário que pela primeira vez Mato Grosso tem um planejamento estratégico para o Turismo. “Hoje podemos avaliar a evolução do trabalho com resultados porque existe um planejamento em cada pólo”, afirma Yêda Assis. Foram feitos levantamentos de informações socioeconômicas e ambientais para elaboração de um diagnóstico do turismo e também um plano de trabalho para o setor.
O trabalho foi elaborado pela consultora Ana Brígida Cardoso que apresentou nos planos os atrativos turísticos de cada município, bem como a atual situação de infra-estrutura como estradas, hotéis, restaurantes, sistema de abastecimento e comunicação na região.
Com base no levantamento geral foi elaborada uma proposta de plano de desenvolvimento para os pólos, assim como roteiros integrados e modelos de gestão. “ Estamos em um momento de discussão onde os municípios estão conhecendo o trabalho e devem fazer complementações e correções necessárias”, explica a consultora. Como âncora do desenvolvimento o turismo traça um planejamento territorial para atuação como uma atividade de geração de emprego e renda.
A técnica de turismo Claudete Costa, representante de Santo Antônio de Leverger , ressalta que “agora tem um direcionamento para o município de trabalhar de forma organizada sabendo o seu nicho de mercado”.
O trabalho realizado pela Secretaria de Turismo também foi elogiado pelo secretário de Guarantã do Norte, Valdemir Aranã, que participou de várias reuniões
para o início do planejamento do setor no nortão do Estado. O procurador do município de Aripuanã, Mauricio Magalhães, que também é turismólogo, concorda que podem ser constatados resultados do trabalho implantado pelo Governo do Estado. “Acho importante estar planejando e dividindo as estratégias, porque não são todos os Estados que estão trabalhando em conjunto com os municípios”.
Comentários