Igreja do Rosário e São Benedito será reaberta nesta quarta-feira na Capital
Para saber um pouco mais sobre a história e o próprio trabalho de recuperação feito na igreja, será apresentado um documentário que contará essa rica trajetória do templo, que se confunde um pouco com história de Cuiabá.
O evento começa às 18 horas, com a chegada da bandeira de São Benedito, marcando o início oficial da festa de um dos santos mais populares de Mato Grosso. A Festa de São Benedito é uma das mais tradicionais do Estado.
A solenidade contará com a presença várias autoridades, como o governador Blairo Maggi, o secretário de Estado de Cultura João Carlos Vicente, entre outros secretários e membros do Governo do Estado, além de representantes de outros órgãos e empresas parceiras, como o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e a Monsanto.
“A forma de condução do processo foi um exemplo”, ressaltou o secretário João Carlos Vicente Ferreira, lembrando que todos os recursos encaminhados à igreja passaram por uma comissão do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, e a comissão de restauro. “Um modelo de transparência que deve ser seguido”, acrescentou o secretario em relação à obra.
Espaços que desapareceram em reformas do passado voltam a ter destaque. “Na hora que retiramos o reboco das paredes tivemos uma surpresa. Pudemos descobrir os caminhos que a igreja passou”, disse o padre José de Moura e Silva, um dos responsáveis pela igreja. Marcas de uma janela brotaram no barro socado, técnica anterior ao adobe, maneira como eram feitas as paredes. A igreja ganhou de volta sua terceira janela. O coro, espaço onde ficam os músicos, voltou a ser de madeira e cresceu ao seu tamanho original.
Para todos poderem descobrir essa história, a primeira parede a ser construída ficará sem o reboco. A distinção de cores do barro, os buracos utilizados para se erguer as taipas, tudo ficará exposto, proporcionando uma viajem no tempo e na história.
A restauração da igreja só foi possível devido à parceria entre o Governo do Estado, Monsanto, Petrobrás, a toda a comunidade religiosa e outros parceiros.
Comentários