Avião movido a energia solar dará a volta ao mundo em 2010
O Solar Impulse, de duas toneladas de peso e 80 metros de comprimento, será capaz de manter sua autonomia durante a viagem "inclusive depois do pôr-do-sol", disseram à Efe fontes da Altran, empresa encarregada da construção ao lado da Solvay e da Dassault.
O avião voará durante a noite graças a um dispositivo de armazenamento de energia.
Piccard, o primeiro homem a dar a volta ao mundo sem escalas, pretende superar a façanha da Nasa, que manteve em vôo um modelo movido a energia solar durante 48 horas.
O avião pesará muito menos que um Airbus, que tem as mesmas dimensões e cerca de 560 toneladas. A velocidade máxima prevista é de 100 km/h. Ele vai voar a altitudes de 12 mil metros durante o dia, segundo as previsões. À noite, vai baixar para cerca de 3 mil metros.
A construção termina em setembro deste ano. O Solar Impulse foi projetado com materiais leves, resistentes e elásticos, para evitar quebras. Ele dispõe de painéis solares integrados na estrutura para economizar peso e reforçar as asas.
Para cumprir o objetivo de dar a volta ao mundo, Piccard, cuja família participou do desenvolvimento da cápsula de pressão e do primeiro vôo na estratosfera, contará com três pilotos que se revezarão para sobrevoar os cinco continentes.
Comentários