Enquete define árvores que melhor representam biomas
Para isso, iniciou uma enquete em sua página na internet onde internautas poderão julgar quais espécies, dentre 15 opções, caracterizam melhor cada região de Mato Grosso. Conforme a assessora técnica da Sema, Elaine Corsini, a proposta também pretende fazer com que as pessoas que vivem no Estado conheçam a diversidade da flora local.
“As pessoas só conservam aquilo que conhecem, ou seja, quando estabelecem algum vínculo afetivo ou de utilidade com determinada coisa. As árvores são facilmente identificadas por quem mora na região, mas quem vive na cidade às vezes não conhece e poderá identificar as espécies presentes nos biomas de Mato Grosso a partir da pesquisa, para poder vincular a imagem do Estado a essas árvores. Quanto você fala em Mato Grosso, o que vem a cabeça? A idéia é que essas espécies sejam lembradas”, defendeu a bióloga.
Cada um dos ecossistemas oferece na enquete cinco opções de árvores para a escolha. Caso o internauta não conheça as espécies, pode clicar sobre as fotos e terá um breve histórico sobre a árvore, com sua devida utilização pelas comunidades que vivem na região a que pertence. Como é o caso da castanheira, própria da região Amazônica, que se tornou meio de subsistência de centenas de moradores da Reserva Estadual Extrativista Guariba-Roosevelt, no município de Colniza.
A área tem 57 mil hectares, com a predominância da castanheira e da seringueira. “As árvores estão ligadas diretamente à cultura desse povo, que sobrevive das espécies, de forma sustentável. Quando as pessoas acessam a pesquisa na página, às vezes nem conhecem a árvore, e podem, dessa forma, obter informações inclusive sobre a cultura local a que a espécie pertence”, enfatizou Elaine.
Depois de escolhidas as três espécies que melhor simbolizam a imagem dos biomas mato-grossenses, a Sema irá utilizar suas imagens em todas as campanhas que empreender como identidade do Estado. “Há dois anos, o governo estadual vem tentando criar a cultura da identidade do Estado vinculado ao dia de Mato Grosso (9 de maio). A imagem das espécies é uma forma de bem representar as características do Estado”, acrescentou a assessora. O acesso à enquete será possível até o final do mês, pelo site www.sema.mt.gov.br.
Comentários