Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 14 de Junho de 2006 às 21:20

    Imprimir


governador Blairo Maggi e a secretária Yêda Marli Assis inauguraram na manhã desta quarta-feira (14.06), no centro de Cuiabá, a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur). Vários secretários estaduais, autoridades de Cuiabá e de municípios da Baixada Cuiabana, além de representantes do Trade turístico do Estado participaram da solenidade.

A cerimônia teve início com a chegada do governador que visitou as dependências do “Sobradão da Voluntários”, como é conhecido o prédio que abrigará a Sedtur a partir de hoje. Ele elogiou a reforma do imóvel que já é tombado pelo Patrimônio Histórico Federal. A construção tem aproximadamente 800 metros quadrados de área e foi erguida em 1777, além de ter sido a residência do Barão de Melgaço, importante personagem da história de Mato Grosso. O prédio foi reformado pelo atual proprietário, Ricardo José Simões de Arruda.

A cerimônia foi aberta com a apresentação do hino de Mato Grosso cantada em solo pelo cantor e compositor Edmilson Maciel. Em seguida o pastor Osmário Daltro, o representante budista, Naoto Otani e o padre Antonio Ediceu, pároco da igreja Nossa Senhor Bom Jesus de Cuiabá, abençoaram o local, os servidores e desejaram prosperidade para a atividade em Mato Grosso.

Representando o Trade Turístico de Mato Grosso, Agripino Bonilha Filho agradeceu o apoio do Governo do Estado às ações de desenvolvimento do Turismo e elogiou o trabalho da secretária Yêda Marli Assis. “Pelo entusiasmo, pela sua capacidade de aglutinar e pelo seu empenho, a secretária merece o nosso elogio”, destacou Bonilha.

Bonilha e o presidente do Conselho Municipal de Turismo e empresário hoteleiro, Leopoldo Nigro, apresentaram em um documento diversas sugestões ao governador. Uma delas é a de aproveitar a oportunidade em que algumas belezas naturais do Estado serão exibidas em vários capítulos da próxima novela da TV Record, “Bicho do Mato”, para divulgar institucionalmente nossa potencialidade turística. “Nossa sugestão é que o Governo do Estado divulgue em forma de VT institucional antes ou durante os intervalos da novela, as belezas naturais e os roteiros turísticos de todo o Estado”, explicou.

O governador disse que entende o turismo como uma ferramenta de desenvolvimento econômico do Estado e que o Governo de Mato Grosso está fazendo a sua parte. “Como ato concreto estamos entregando essa nova sede à secretária Yêda com o objetivo também de incrementar o acesso de pessoas ao Centro Histórico de Cuiabá. Procuramos dar os instrumentos para que os turistas possam usufruir dos nossos bens naturais, mas precisamos de investimentos da iniciativa privada também”, acentuou o governador.

Para ele, os recursos do Estado são poucos, mas o Governo tem feito o que pode nesta área e noutras áreas. “A situação do Estado é difícil e por isso estamos contigenciando algumas ações. Entendam que o contingenciamento, na verdade, é cautela com os gastos, mas não vamos paralisar os serviços mínimos em qualquer setor, mesmo assim a situação exige rigidez para que possamos fechar as contas e atendermos à Lei de Responsabilidade Fiscal”, observou Maggi.

Leopoldo Nigro disse que o Trade está satisfeito com a mudança, pois, da mesma forma que a secretária Yêda, sabe que uma sede no Centro Histórico é muito mais importante e tem mais a ver com a atividade, além do que pode abrigar ainda uma unidade de informações turísticas, entre outros equipamentos de estímulo ao Turismo.

Nova sede

A Sedtur terá no novo espaço um auditório para 50 pessoas e contará também com uma “varanda” para receber os turistas. Nesta “Varanda

do Turista”, os visitantes terão informações em formato de folders sobre os produtos turísticos oferecidos no Estado. Os folhetos serão distribuídos por pólos (Cerrado, Pantanal, Araguaia e Amazônia).

Foram feitas instalações modernas para climatização e para a disposição de computadores. Na decoração foram utilizados materiais como a cabaça (objeto usado pelos índios), móveis com tonalidades wenguê (madeira escura), telas de artistas plásticos regionais e lustres com aproveitamento de garrafas PET.mA.

“Vamos começar uma vida nova. O novo espaço vai beneficiar tanto a população cuiabana quanto os turistas. Todos terão melhor acesso para conhecer e se informar sobre as atrações turísticas do Estado”, ressalta a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Oliveira Assis. Para preservar a estrutura e reforçar as características históricas do local, a arquiteta Cássia Abdalla decorou o ambiente de forma harmônica. “As divisórias dos departamentos, por exemplo, foram todas trabalhadas com desenhos regionais e com placas de MDF [um tipo de madeira leve]”, diz ela.

A artista plástica Margarette Regina Borges fez objetos decorativos e a pintura nas divisórias de madeira. Ela utilizou figuras características da região como a viola-de-cocho, o peixe e o tucano. “Entendo que o turismo se trabalha com a cultura e a natureza. Mato Grosso tem uma fauna e flora, muito ricas e por isso juntei todas essas características nos trabalhos”.

Participaram ainda da cerimônia, a vice-governadora, Iraci França, o deputado federal Pedro Henry, os secretários estaduais, João Carlos Vicente Ferreira (Cultura), Antônio Kato (Casa Civil), Ana Carla Muniz (Educação), Augustinho Moro (Saúde), coronel PM Orestes de Oliveira (Casa Militar), o secretário Adjunto de Desenvolvimento do Turismo, Zito Adrien, os secretários municipais de Trabalho , Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cuiabá, João Vieira e o diretor de Turismo da pasta, Jaime Okamura, Mário Olímpio (Sec. Cultura de Cuiabá), além de Luis Carlos Nigro (Sindicatos dos Hotéis), Vicente Campos (Abrav - Ass. Agentes de Viagem), Mário Albuês (Singtur – Sind. dos Guias de Turismo), Rissao Shimara (pres. Avbrlas – Ass. Bras. de Locadoras de Veículos), Carlos Dorileo (diretor comercial do Grupo Gazeta de Comunicação), Oiram Gotierrez (pres. Sind. das Agências de Turismo).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/294684/visualizar/