Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Junho de 2006 às 15:12

    Imprimir


Ainda há vagas em cinco dos 16 cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura na primeira etapa de execução do programa de Ações Sócio-Educativas de Apoio à Família(ASEF) nos bairros de Cuiabá.

As vagas disponíveis são para formação: de garçom, técnico em jardinagem, técnica em babá, técnico confeiteiro e técnico em empacotamento.

A coordenadora do processo de inscrições, Sueli Nobre, explicou que as vagas são oferecidas prioritariamente para mães e pais que mantém filhos em creches municipais e em outros programas sociais como Bolsa Família, no Peti(Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), freqüentam os Centros de Convivência para Idosos(CCI´s), Agente Jovem, moram em abrigos como as casas de Amparo(para mulheres vítimas de violência) e da Retaguarda(adolescentes entre 7 e 17 anos vítimas de violência e exploração sexual) do BPC(Benefício de Prestação Continuada), Serviço de Proteção em Meio Aberto. Projeto Siminina e outros.

As inscrições estão sendo feitas nas creches municipais, locais onde também acontecerão os cursos. O curso de Garçom será na creche Edna Ricci, no bairro Altos da Serra.

Quem quer aprender a profissão de técnico de jardinagem pode se dirigir à creche Fé e Alegria, no bairro Novo Paraíso. Para o curso de técnica de babá as matrículas estão abertas na creche Rosoleta Neves, no bairro Novo Horizonte. Já o de técnica de confeiteiro está sendo oferecido na creche Macaria Militana, no bairro Ribeiro do Lipa, enquanto o de técnica em empacotamento é na creche Maria Figueiredo Nunes, no bairro Novo Colorado.

Esses cinco cursos e outros cujas vagas já foram preenchidas começam na próxima segunda-feira, dia 19, todos em horários escolhidos pelos pais, mães e responsáveis pelas crianças.

Os cursos serão ministrados pela Fundação Educação Tecnológica(Fundetec), entidade ligada ao Centro Federal de Educação Tecnológica(Cefet), antiga ETFF-MT. A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano(SMASDH), assinou convênio Fundetec para profissionalização de 4 mil pessoas, pais, mães, jovens e idosos da periferia de Cuiabá.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Edivá Pereira Alves, destaca que os cursos estão sendo divididos em três etapas e serão ministrados até o final de dezembro deste ano.

Para facilitar o acesso e a permanência das famílias, diz Edivá Alves, os cursos serão ministrados nas creches, próximo da residência das pessoas beneficiadas. Nenhum participante, observa o secretário, terá qualquer custo para apreender a profissão que escolheu entre as muitas oferecidas dentro do Programa Asef.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/294744/visualizar/