Vettorato se reúne com ministro italiano da Agricultura nesta quinta-feira
Vettorato irá apresentar ao ministro, ao presidente da província de Turim, Sérgio Vallero, o prefeito da cidade, Goffredo Sottile, secretários municipais e empresários, o que há em Mato Grosso nos segmentos de agribusiness, ambiente, turismo, cultura, meios de transportes e prestação de serviços.
O secretário mostrará o potencial agrícola mato-grossense, as ações de preservação do meio ambiente e a capacidade que o Estado tem para absorver novos empreendimentos, seja na instalação de indústrias ou exportação de seus produtos. Falará ainda da logística de transportes para escoar a produção do Centro-Oeste do País até portos europeus, inclusive os da Itália.
O objetivo da delegação mato-grossense, a qual foi carinhosamente bem recebida pelos italianos, é estreitar as relações comerciais e intercâmbio cultural. Mato Grosso e Itália têm interesse mútuo em firmar convênios na área cultural, entre outras iniciativas. Um dos possíveis projetos de parceria é o de restauração do patrimônio histórico de Vila Bela da Santíssima Trindade.
Além de Vettorato, a comitiva é composta pelo presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Mário Buri, os prefeitos de Água Boa e Barra do Garças, Maurício Tonhá, e Zózimo Chaparral, respectivamente, e o agropecuarista Luiz Maria Salamoni.
A comitiva mato-grossense está retribuindo visita dos italianos interessados em explorar biodiesel, açúcar, álcool e resíduos sólidos em Mato Grosso. O adido das Relações Internacionais do Ministério das Políticas Agrícolas e Florestais da Itália, Aldo Di Biagio; o consultor do reitor da Faculdade de Turim, Aldo Cavagliato; o presidente da Câmara de Comércio de Camp Basso, Di Laura Fratura; os diretores da Associação de Criadores da Raça Piemontesa, Fulvio Sala e Giampiero Amélio; e os empresários do setor de biodiesel, Luigi Gallopa, Tonino Tonti e Bruno Petrini, estiveram em janeiro em Mato Grosso para troca de informações, intercâmbio comercial e cooperação técnica.
Localização - O Piemonte é uma região situada no norte da Itália, com 4,3 millhões de habitantes e 25.400 km². Com parques industriais e pólo agrícola mais importantes da Itália, segundo a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, a região é uma terra de tradições camponesas, “com arrozais a perder de vista na planície, ao passo que as encostas das colinas são plantadas com vinhedos, e as montanhas, cobertas de bosques, oferecem ricos pastos”. O Piemonte é formado pelas províncias de Alessandria, Astre, Biella, Cuneo, Novara, Turim, Verbano Cussio Ossala e Vercelli.
Comentários