Vereador Valtenir propõe audiência pública
Diabetes Mellitus é um grupo de enfermidades metabólicas, caracterizada por hiperglicemia, ou seja, aumento dos níveis de glicose no sangue. Dados do Ministério da Saúde revelam que de 7% a 10% da população brasileira possuem diabetes, sendo a maioria desconhecedora da doença.
“A Organização Mundial da Saúde apontou que existem atualmente cerca de 171 milhões de pessoas doentes da diabetes em todo o mundo, índice esse que aumenta rapidamente. A estimativa é que até 2030 esse número dobre” informa Valtenir.
Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a desinformação sobre a doença é o grande risco e por isso a necessidade de exames que identifique a enfermidade, além de uma alimentação adequada, bem como a prática de exercícios físicos. “A Diabetes está entre as 10 mais, se não as 5 mais, doenças de maior índice de morte no mundo”, acrescenta o vereador.
Entre os principais sintomas da “Diabetes Mellitus” está a sede excessiva, excesso de urina, muita fome, cansaço e emagrecimento. Porém é valido ressaltar que muitas vezes os sintomas são vagos, como formigamento nas mãos e pés, dormências, peso ou dores nas pernas, infecções repetidas na pele e mucosas.
“Há uma boa notícia, pois a meta do Governo Federal, após informação e identificação das pessoas que possam ser portadoras de diabetes, é de vincular e cadastrar todos, para que estes sejam inseridos na Política Nacional de Assistência Farmacêutica, afim de garantir medicamentos adequados ao controle e tratamento da doença”, ressalta Valtenir.
Segundo o Comitê de Especialistas da Associação Americana de Diabetes, existem quatro tipos da doença: Diabetes Mellitus tipo 1 - Diabetes Mellitus tipo 2 - Outros tipos de Diabetes Mellitus - Diabetes gestacional.
O diabetes pode ser detectado por meio de testes simples que pesquisam a presença de açúcar na urina ou que avaliam a quantidade de açúcar no sangue. Mas o diagnóstico deve ser comprovado por exame laboratorial de sangue.
Comentários