Câmara, prefeitura e comunidade de Livramento debatem LDO
A finalidade para tanto foi debater para o próximo ano ações de investimentos previstos para nas áreas: de educação, saúde e saneamento, infra-estrutura urbana, política salarial, assistência social, meio ambiente e turismo.
A audiência pública que reuniu dezenas de participantes aconteceu no plenário legislativo – “José Gervásio da Silva Filho”, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito livramentense – Carlos Roberto da Costa – Nezinho, diversos vereadores e secretários municipais.
A presidente da câmara – vereadora Jocineia Conceição Miranda fez a abertura oficial dos trabalhos enaltecendo aos presentes a importância da participação efetiva da comunidade no direcionamento das receitas e despesas que a administração norteará para o ano que vem.
Na seqüência a secretária de Administração, Planejamento e Finanças do município – Maria Auxiliadora deu segmento a reunião explicando e direcionando os debates sobre as ações prioritárias previstas no PPA para o orçamento de 2007. Dentre os itens mencionados alguns chamaram mais atenção dos presentes, como é o caso dos investimentos previstos a serem aplicados na área de assistência social do município. Entre as metas, está a construção e instalação de um centro de convivência do idoso livramentense orçado em 150 mil reais.
Outro fator destacado por Maria Auxiliadora ficou por conta dos resultados positivos que o município vem acumulando na captação de receita ao longo dos três últimos anos. “Em 2004 realizamos 9.8 milhões, em 2005 – 10,2 milhões e, para 2006 estão previstos 12 milhões de reais”, destacou a secretária.
De acordo com o vereador Marcio Arruda “Marcinho”, as novas investidas do prefeito Nezinho na área de saneamento básico já surgem resultados de um bom conceito da comunidade local. “Se vários gestores que por aqui passaram tivessem investido o mínimo na área de saneamento básico hoje talvez não teríamos tantos problemas de drenagem como é o caso das diversas inundações acontecidas no bairro Cohab Velha”, lembrou.
Para o prefeito Nezinho a participação massiva da comunidade nos debates tem provocado mais otimismo na forma de governar. Como exemplo Nezinho cita a participação de dezenas de comunidades rurais no debate do orçamento participativo que vem sendo realizado desde do ano de 2001.
“Dentre os pedidos da sociedade desde 2001, muitos já foram atendidos, outros estão sendo e, muitos ainda serão. A sociedade deve deixar de ser imediatista e planejar receber ações futuras e concretas”, destacou.
Segundo ainda Nezinho, as discussões de melhorias de uma sociedade deve ser visionada de forma clara e a longo prazo, e independe de qual seja a sigla partidária que estará a frente da gestão pública naquele momento. “Com a participação real da população, o administrador caminha em bom caminho, nem que seja ao empurrão”, concluiu Nezinho.
Comentários