Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Junho de 2006 às 23:30

    Imprimir


Está acontecendo, hoje, dia 12, na UFMT, a campanha Bem-Estar no Campus, que tem o objetivo de conscientizar a comunidade, em especial os proprietários de animais, quanto à melhor forma de usufruir dos espaços de lazer oferecidos pela Universidade. A iniciativa é do Hospital Veterinário e a expectativa, segundo a Profª Valéria Regina Franco Souza, coordenadora da campanha, é estimular o lazer no campus da UFMT, incentivando os freqüentadores à prática esportiva com segurança, orientando-os sobre o uso de focinheira e guia nos seus animais durante a prática da caminhada, bem como sobre o recolhimento de dejetos.

A programação começou às 7:00 h e se estenderá até as 17:00 h, incluindo a distribuição de material educativo, vacinação anti-rábica, demonstração de cães adestrados, orientação sobre zoonoses e orientação médica veterinária. Além dos folhetos educativos, foram providenciadas camisetas para os voluntários, outdoor e banners. O posto de vacinação será montado na entrada do campus de Cuiabá, próximo à Av. Fernando Correia da Costa. A campanha conta com a participação dos professores e alunos do curso de Medicina Veterinária e com o apoio da prefeitura do campus da UFMT, da Associação Voz Animal (AVA), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Polícia Militar, do Supermercado Modelo, da Virbac, da Med Lab, da Sanecap, da Marajá Refrigerantes e da Água Mineral Brunado.

Presente na abertura do evento, o reitor Paulo Speller lembrou que o campus da UFMT é o parque mais tradicional e antigo de Cuiabá e também um dos mais visitados da capital para a prática de esportes e atividades de lazer. Na sua opinião, todos são beneficiados com esse tipo de campanha, inclusive os próprios animais de estimação que são muito importantes para seus donos. Speller aproveitou para comentar sobre um outro trabalho bem sucedido da Medicina Veterinária que é o Projeto de Terapia Assistida com Cães, realizado no Hospital Universitário Júlio Müller. O projeto consiste em proporcionar a convivência de crianças hospitalizadas com cães, visando a uma interação física, psicossocial e emocional com fins terapêuticos.

Também presente à abertura da campanha, o vice-reitor, Prof. Elias Alves de Andrade, justificou seu especial interesse pela promoção pelo fato de o Hospital Veterinário ser vinculado à vice-reitoria. Comentou que a área de medicina veterinária tem-se fortalecido cada vez mais, citando como exemplo a implantação de um curso de mestrado e a implantação, para breve, de mais um. Mencionou, ainda, a perspectiva de ampliação do Hospital Veterinário para atender grandes animais, explicando que o projeto já foi encaminhado para o MEC, tendo recebido uma sinalização positiva.

A pró-reitora administrativa, Adriana Weska, esclareceu que não existe, na UFMT, nenhum registro de ocorrência de agressão de cães dentro do campus, mas que, preventivamente, o Ministério Público encaminhou sugestão para que fossem adotadas medidas para evitar esse tipo de acidente.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295133/visualizar/