Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Junho de 2006 às 14:55

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve comunicar ao PT até o final da semana se será candidato à reeleição. A convenção do partido está marcada para o próximo dia 24, em Brasília.

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, confirmou que a expectativa é de que o presidente confirme sua candidatura e oficialize a corrida à reeleição apenas na convenção partidária.

"O Partido dos Trabalhadores não trabalha com plano B. O PT só trabalha com um plano. Na nossa opinião o presidente deve ser candidato e achamos que ele será", afirmou Berzoini. "Na semana anterior à convenção podemos fazer uma interlocução e já anunciar", acrescentou. "Esperamos que seja assim."

Plano de governo

O PT iniciou nesta segunda-feira a formulação do plano de campanha do governo, com diretrizes a serem seguidas no possível segundo mandato do presidente Lula.

O programa estará pronto na primeira quinzena de julho. E 32 grupos de trabalho concluem discussões sobre pontos específicos até a primeira quinzena de agosto.

O coordenador da campanha do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, afirmou que o crescimento mais acentuado da economia será prioridade.

Esse crescimento mais elevado, de acordo com ele, respeitará o equilíbrio macroeconômico, a redução da vulnerabilidade externa, promoverá a distribuição de renda e a integração do Mercosul.

Definição de metas

Ao contrário da campanha de 2002, o programa do governo não deve estabelecer metas para a segunda gestão do presidente Lula.

Berzoini afirmou que a proposta tratará das diretrizes do segundo mandato, caso Lula vença o pleito de outubro.

Apesar disso, o presidente do PT falou de uma possível meta para a taxa de juros real da economia brasileira. O valor seria suficiente para, na sua opinião, reduzir a relação entre a dívida pública e o PIB.

"Com a taxa de juro real de 7,5% a 8%, que é um desejo, não será fixada por decreto, mas pode ser uma meta razoável para curto ou médio prazo, permite que o atual superávit promova a redução da relação dívida/PIB de maneira sustentada por um período longo", afirmou.

Depois, Berzoini recuou. Disse que os números foram citados apenas para efeito de argumentação.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295186/visualizar/