Capital discute hoje a criação de sua Região Metropolitana
O seminário "Desafio Metropolitano: Perspectivas para a Criação da Região Metropolitana de Cuiabá" acontece hoje no Hotel Fazenda Mato Grosso, durante todo o dia.
A coordenação está a cargo da Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral e vai contar com a participação dos mestres em Ambiente e Desenvolvimento Regional, Álvaro Lucas do Amaral e Rita Chilleto, ambos da Seplan.
Também do Especialista em Administração para o Planejamento, Luciano Alves Pinto (Recife) e da representante do Ministério das Cidades, dra Otilie Macedo.
Serão duas mesas-redondas pela manhã e duas à tarde.
A primeira delas, será coordenada por Álvaro Lucas do Amaral com o tema: “O Modelo de Gestão do Sistema Urbano-Regional, uma proposta”.
Segundo informou Álvaro Amaral, entre os principais pontos que fomentarão a discussão, ele vai falar sobre os princípios básicos que norteiam uma política de desenvolvimento regional urbana, quais sejam a regionalização, a descentralização e a endogeinização dos processos produtivos, através da criação de pactos de cooperação dos atores territoriais com destaque para a interação entre as cidades/municípios no contexto.
A seguir, a gestora governamental Rita Chilleto fala sobre : “Paradigma Metropolitano – Estratégias de Planejamento e Gestão”. Com foco nos seguintes temas: Entendimento da Região Metropolitana e os Instrumentos de Planejamento e Gestão e a Contextualização do Processo de Implementação das RMs no País.
À tarde, a mesa de debates será aberta como tema “Questões relativas ao Planejamento e Gestão”, tendo como palestrante a representante do Ministério das Cidades, dra Otilie Macedo. Em seguida, Luciano Alves Pinto vai relatar a experiência da Região Metropolitana do Recife.
Participam ainda como moderadores e debatedores, Tereza Cardoso Higa, Shirley Gushiken, Raul Bulhões Spinelli e José Antônio Lemos.
Comentários