Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 12 de Junho de 2006 às 09:49

    Imprimir


Para a pesquisadora Margarida Fumiko Ito, uma das responsáveis pelo evento, durante a última década, diversas pesquisas foram realizadas e seus resultados foram decisivos para o desenvolvimento da cultura. Exemplo disto, garante, foi a identificação, por parte do IAC, de seis genótipos de feijão que apresentam resistência ao fungo causador da ferrugem asiática.

“Essa identificação de genótipo de feijoeiros imunes e/ ou resistentes ao patógeno P. pachyrhizi é fundamental para o uso em programas de melhoramento genético para incorporação de resistência”, explica a pesquisadora, lembrando que a conclusão desse trabalho permitiu um parecer preliminar sobre os acessos de feijoeiro que mostram evidências de serem boas fontes de resistência para uso em programas de melhoramento genético do feijoeiro.

Desde a última edição do seminário, realizada em 1994, trabalhos como esse representam uma inovação nas pesquisas fitossanitárias da cultura e permitiram desenvolver visões interdisciplinares de aspectos científicos, econômicos e ambientais de grande impacto. Diante desse novo cenário, um encontro de profissionais favorece os estudos sobre meios de se produzir alimentos mais baratos, de boa qualidade e competitivos, mas sem degradar o meio ambiente. Por isso, debater questões bastante atuais como o genoma de diversas espécies, plantas transgênicas, novas moléculas de agroquímicos e legislações regulamentadoras, entre outros assuntos, é importante para uma evolução da cultura do feijoeiro.





Fonte: Clube do Fazendeiro

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295264/visualizar/