Transnordestina vai reduzir custos de transporte da produção do NE
A Transnordestina será reconstruída no trecho Suape - Salgueiro (PE), com 550 quilômetros de extensão, readequada no trecho Pecém - Missão Velha (CE) com 600 quilômetros e construída nos trechos Missão Velha - Salgueiro (100 km) e Salgueiro - Eliseu Martins (546 km).
Atualmente, for falta de uma estrutura logística de transporte adequada, o que se produz nas regiões por onde a ferrovia vai passar é escoado por via rodoviária, o que aumenta os custos de produção.
Estima-se que em 2010, quando a ferrovia estiver em pleno funcionamento, serão transportadas 15 milhões de toneladas de grãos provenientes do sudeste do Piauí, do sul do Maranhão, e do oeste da Bahia, além de frutas dos pólos irrigados do rio São Francisco na Bahia e em Pernambuco e de gesso de Arararipe, em Pernambuco. Isso representará, pelo menos, mais US$ 2 bilhões à balança comercial brasileira, a adoção de um modelo gerencial moderno, o desenvolvimento de novos pólos de desenvolvimento e a consolidação de indústrias locais. A Transnordestina ainda será uma opção para o transporte do biodiesel.
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