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Agronegócios
Segunda - 12 de Junho de 2006 às 09:21

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Serão investidos, ao todo, R$ 4,5 bilhões com recursos da iniciativa privada e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundo de Investimento do Nordeste (Finor) e Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE). As obras serão feitas sob a responsabilidade da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e vão gerar 70 mil empregos.

A Transnordestina será reconstruída no trecho Suape - Salgueiro (PE), com 550 quilômetros de extensão, readequada no trecho Pecém - Missão Velha (CE) com 600 quilômetros e construída nos trechos Missão Velha - Salgueiro (100 km) e Salgueiro - Eliseu Martins (546 km).

Atualmente, for falta de uma estrutura logística de transporte adequada, o que se produz nas regiões por onde a ferrovia vai passar é escoado por via rodoviária, o que aumenta os custos de produção.

Estima-se que em 2010, quando a ferrovia estiver em pleno funcionamento, serão transportadas 15 milhões de toneladas de grãos provenientes do sudeste do Piauí, do sul do Maranhão, e do oeste da Bahia, além de frutas dos pólos irrigados do rio São Francisco na Bahia e em Pernambuco e de gesso de Arararipe, em Pernambuco. Isso representará, pelo menos, mais US$ 2 bilhões à balança comercial brasileira, a adoção de um modelo gerencial moderno, o desenvolvimento de novos pólos de desenvolvimento e a consolidação de indústrias locais. A Transnordestina ainda será uma opção para o transporte do biodiesel.





Fonte: Clube do Fazendeiro

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