Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 12 de Junho de 2006 às 09:05

    Imprimir


O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, participou na última sexta-feira, do lançamento oficial da edição 2006 do Pró-Madeira. O evento foi realizado no estande do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) na Exponop. A feira está marcada para acontecer entre os dias 24 a 27 de agosto e terá o objetivo de visar uma roda internacional de negociações promovendo encontros de empresas do setor moveleiro.

Conforme o presidente do Sindusmad, Jaldes Langer, a feira tem um significado muito importante para o setor, principalmente, por se tratar de uma época difícil. “O Pró-Madeira simboliza a evolução do Estado com referência a exportação e o crescimento evolutivo de novas empresas no Município de Sinop”, salientou.

Leitão declarou que o município dá total apoio a realização da feira, pois segundo ele, há 20 anos não se falava outra coisa a não ser madeira. “Sinop sempre foi identificada pela madeira e não podemos perder essa tradição”. Além de incentivar a cadeia da madeira, o prefeito sugeriu que, quem serra a madeira, também possa ser motivado a agregar valores em seu produto. “Sinop é referência no Estado em madeira, o que precisa é reanimar o setor, coisa que o Sindusmad vem fazendo muito bem. Basta agora conseguir colher os frutos e conseguir que eles tragam um diferencial significativo no futuro”, afirmou dizendo que a madeira é o que vai fortalecer, sem dúvida, a região a curto ou médio prazo.

Em sinal de alerta, Leitão lembrou que os empresários do setor que ajudaram a construir a cidade, hoje passam por momentos difíceis, mas que o Sindusmad pode levantar uma bandeira em prol da classe. Ele alegou que, além da crise gerada pela operação Curupira e outros problemas que afetaram o setor, ainda existe um agravante de funcionários que trabalham pouco tempo em uma empresa e depois a acionam no Ministério do Trabalho. “Vocês precisam buscar um entendimento e pedir a compreensão do órgão para que não sofram injustiças, pois de uma forma ou de outra, isso é um ônus que pode causar desestabilidade”.

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Nereu Pasini, disse que as coisas precisam ser feitas com cautela e responsabilidade. Para ele, a responsabilidade de não interromper a edição do Pró-Madeira exemplifica, muito bem, os predicados usados por Leitão. “Não podemos deixar perecer esse setor. Continuar a realização do Pró-Madeira nos próximos anos prova que Sinop é capaz de ressurgir das cinzas. A madeira fez a nossa Cidade e esse programa agrega valores ao nosso setor”, finalizou lembrando que nasceu madeireiro e nunca vai deixar de se considerar como tal.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295287/visualizar/