Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 12 de Junho de 2006 às 07:44
Por: tania rauber

    Imprimir


Os 15 municípios que são de abrangência da regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) de Sinop passarão a ter uma intensificação nas fiscalizações de desmatamentos, transporte ilegal de madeira, queimadas e pesca predatória. A informação é do gerente Jackson Monteiro de Medeiros. Ele disse, ao Só Notícias, que os serviços realizados pela regional serão dobrados a partir de agora.

Na semana passada a unidade recebe três novos engenheiros e um veículo novo, para auxiliar nos trabalhos na região. “O nosso quadro efetivo passou a ter cinco engenheiros florestais, dois sanitaristas, um engenheiro civil e dois agentes ambientais. Também contamos com três carros para realizar as fiscalizações”, destacou.

Segundo o gerente, nos próximos dias a regional também deve iniciar a campanha contra queimadas. Ele ressaltou que estão aguardando o término do plano de ação da secretaria, para o período de seca e de proibição de queimadas, que acontece entre julho e setembro.

O combate aos desmatamentos também deve ser intensificado e terá apoio do novo programa para detectação de desmate irregular, o Sistema Compartilhado de Fiscalização Eletrônica - Olho Ecológico. Medeiros explicou que, pelo sistema, via satélite, é possível identificar áreas e se o desmate foi autorizado pelo órgão ambiental ou se se trata de desmatamento ilegal, para que os agentes possam localizar a propriedade e responsabilizar os infratores.

No mês passado, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) iniciou um plano de ação para identificar desmatamentos irregulares no Nortão. Em duas semanas foram feitas 72 autuações em Sinop, Itaúba e Cláudia. As multas totalizam R$ 11,6 milhões.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295324/visualizar/