Alemães elogiam turismo Mato-grossense e assistem a Copa em Cuiabá
Estavam presentes também seis operadores de Mato Grosso que apresentaram os principais produtos turísticos do Estado, como roteiros, hotéis e pousadas. Segundo o coordenador de Desenvolvimento do Turismo do Estado, José Humberto Falcão, a visita dos alemães foi bastante positiva. “Eles se encantaram com a diversidade de opções turísticas do Estado”, ressaltou.
O grupo esteve no Pantanal de segunda (05/06) até quinta-feira (08/06). Os alemães conheceram a estrada “Transpantaneira”, que cruza o Pantanal, no município de Poconé, até a divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul. Fizeram observação de pássaros e ninhais. Passaram pela Bahia Siá Mariana e por Chacororé. Andaram a cavalo e fizeram focagem noturna (observações de animais no escuro, utilizando lanternas). Caminhadas por trilhas e degustação da gastronomia pantaneira também fizeram parte do roteiro.
Para o operador Hardy Unser, foi uma surpresa verificar de perto a infra-estrutura para o turismo no Estado. Ele destacou a “Transpantaneira” que, na sua opinião, deve permanecer como é, ou seja, estrada de chão, para a preservação ambiental. Além disso, elogiou os hotéis, pousadas e o profissionalismo do atendimento local.
Os operadores alemães afirmaram que irão incluir os destinos turísticos de Mato Grosso em seus catálogos. A previsão é que para o ano de 2007 esses roteiros sejam publicados internacionalmente. “Conseguimos atingir o nosso objetivo, que é de incluir os roteiros do Estado nos catálogos internacionais”, destacou a assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques.
Durante o almoço, os alemães tiveram a oportunidade de assistir a abertura da Copa na Alemanha, com o jogo Alemanha X Costa Rica. O operador Michael Lehmann estava ansioso para assistir ao jogo, mas afirmou: “Prefiro o time do Brasil”.
Caravana Brasil
O projeto “Caravana Brasil” existe desde 2003 e é realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O projeto funciona como uma estratégia de promoção do Brasil no exterior. Operadores e jornalistas viajam para conhecer as riquezas turísticas do país. O objetivo é aumentar os produtos brasileiros oferecidos no exterior.
Comentários