Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 10 de Junho de 2006 às 08:18
Por: Isaac Bigio

    Imprimir


Londres.- Bagdá e Washington eliminaram o chefe da Al-Qaeda no Iraque. O anúncio se faz com cautela pois a cada semana a guerra interna produz centenas de mortos e as insurgências não deixaram de crescer. Esta morte coincide com a finalização da formação do ‘governo de unidade nacional’ iraquiana e será usada para manter a ampla coligação que vai desde fundamentalistas chiítas pró-Irã até ex-guerrilheiros curdos pró-EEUU.

Abu Musab Zarqawi chefiava uma significativa insurgência anti-ocidental embora ele fora eliminando muitos iraquianos ao atacar mesquitas e civis promovendo uma guerra da minoria sunnita contra a maioria chiíta, o qual permitiu gerar setores populares interessados em denunciar-lhe.

Zarqawi é o líder do grupo de Bim Laden mais importante morto desde Setembro 2001 pois Osama Bin Laden e Mula Omar continuam intocáveis. As mesmas tropas ocupantes que hoje festejam sua eliminação são quem, com sua invasão no Iraque permitiram a Al Qaeda, que não tinha maior peso durante a ditadura de Hussein, poder crescer tanto.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295711/visualizar/