Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 10 de Junho de 2006 às 08:09
Por: Nadja Vasques

    Imprimir


O I Festival Nacional de Teatro de Cuiabá se despede hoje com espetáculos únicos que deixarão saudades e aquele gostinho de quero mais. Após oito dias de teatro, o evento se encerra com uma programação que une teatro de bonecos, narrativas urbanas e ensaio aberto. A “noite” começa cedo, às 17 horas, no Espaço Cultural Silva Freire (Rodovia Palmiro Paes de Barros – Estrada que dá acesso ao Jardim Cuiabá), que serve de palco para o espetáculo “Gilgamesh – o Rei dos Sapos de Uruk”, da companhia DuoAnfíbios (SP).

Unindo teatro de bonecos, linguagem de quadrinhos e desenhos animados e uma bela trilha sonora conduzida ao vivo, o grupo conta a história de Gilgasapo, um rei atordoado na busca pela imortalidade. Prepare olhos, ouvidos e o coração, porque a história agrada não apenas crianças, mas também o público mais crescido, graças ao tema, que retoma a trajetória do primeiro herói ocidental da história. A peça é baseada na história mitológica de Gilgamesh, um rei que após a morte de seu melhor amigo passa a buscar incessantemente um caminho para a imortalidade.

Sua busca, porém, não é fácil, e dos conflitos e empecilhos do personagem nasce uma das primeiras narrativas trágicas da história. Para conduzir a história dentro da proposta dos DuoAnfíbios, o grupo leva Gilgamesh para o brejo de Uruk, transformando os personagens da mitologia em sapos, pássaros, cobras e outros animais.

Urbanidade – Da mitologia, vamos para o cotidiano apressado de uma grande metrópole que não pára nunca. “Mire e Veja”, aclamada peça da Cia. do Feijão (SP), chega a Cuiabá trazendo toda a urbanidade possível, num mosaico de histórias e personagens que dizem muito sobre a ordem social de uma cidade grande. O espetáculo tem palco no Teatro da UFMT, às 20 horas. As mais de 20 histórias narradas em ritmo esfuziante têm como ponto de partida o romance “Eles eram muito cavalos”, de Luiz Ruffato, e trazem personagens que vão da possível modelo ao assaltante preocupado com o presente do Dia das Mães.

Em comum, o lugar: o centro da cidade, epicentro de tudo. A última noite do Festival se conclui com o ensaio aberto da peça “Um Coração Delator”, da Cia. Municipal de Teatro Alice Dias (GO), também no Espaço Cultural Silva Freire. A produção se baseia em texto de Edgar Allan Poe e é inédita. O I Festival Nacional de Teatro de Cuiabá começou no dia 3 de junho e se encerra neste dia 10. O evento é realizado pelo Teatro Fúria e tem o patrocínio e o apoio institucional do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Cultura e da Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295713/visualizar/