Campanha de Vacinação tem dia D hoje
As doses que ajudarão a manter o país livre da paralisia infantil estarão disponíveis em postos, centros de saúde, unidades do PSF (Programa de Saúde da Família) e nas cinco policlínicas.
Este ano, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 48.128 crianças, 9.219 delas com menos de um ano e o restante com idade entre um e cinco.
Na solenidade de lançamento da campanha, o prefeito Wilson Santos chamou a atenção dos pais para a importância da vacinação. “Neste sábado, todos têm a responsabilidade de fazer com que seus filhos tenham a oportunidade de ser crianças e adultos saudáveis”, pediu o prefeito.
Segundo a superintendente de Vigilância à Saúde do Estado, Cleoni Silvana, apesar do Brasil ter erradicado a doença, 12 países ainda têm registros.
No Brasil, a meta é vacinar mais de 17 milhões de crianças. A expectativa é de cada unidade federada atinja o mínimo de 95% de cobertura vacinal em pelo menos 80% dos municípios de sua área de abrangência.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores. A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores e deixou centenas de pessoas com deficiência física.
Comentários