Lula critica decisão da Câmara de reajustar aposentadorias em 16,6%
"A votação do salário mínimo no Congresso Nacional não foi uma coisa séria. Porque o que estava lá para ser votado era um acordo que tinha sido feito com todas as centrais sindicais e todos os aposentados", disse Lula hoje no Rio.
O reajuste acima do percentual negociado deve implicar em gastos adicionais estimados em R$ 7 bilhões neste ano. A medida ainda precisa passar pelo Senado e está sujeita ao veto do presidente Lula.
Para o presidente, a votação da Câmara foi feita de olho nas eleições. "Aí, de repente, alguém resolve que aquilo pode ser bom eleitoralmente, votar favorável [ao reajuste de 16,67%]. É, no mínimo, pouco respeitável com o povo."
O presidente Lula sinalizou que deve vetar o reajuste das aposentadorias. "Não haverá, da minha parte, nenhum gesto que coloque em risco a seriedade da estabilidade da economia brasileira, a seriedade da política fiscal dura, por conta da eleição. As coisas serão feitas com a mesma tranqüilidade que estamos fazendo até agora."
Lula também disse que a oposição pode blefar. "Quando a gente é oposição, a gente pode gargantear, a gente pode blefar. Quando a gente é governo, só pode fazer o que pode fazer. Porque se a gente prometer fazer e não fizer, o povo compreende logo que você não fez."
Comentários