Secretário Nacional de Assistência Social avalia programas em Rondonópolis
De acordo com o superintendente da Setecs, Agnaldo Garrido, trata-se de uma visita técnica positiva para Mato Grosso. “O secretário já esteve várias vezes na Capital e agora, escolheu uma outra cidade de grande porte do Estado para esta avaliação. A visita é de extrema importância, já que temos que construir um modelo do SUAS para todo país, assim como foi criado para a saúde pública o Programa Saúde da Família (PSF)”, explicou.
O próprio secretário faz uma primeira avaliação do Município. “Visitamos um dos Centros de Referências em Assistência Social (CRAS) da cidade e fiquei impressionado com o trabalho que vem sendo realizado no local, envolvendo o resgate da auto-estima da família. Palestrei também para universitários e percebi o interesse dos acadêmicos em aperfeiçoar os programas sociais desenvolvidos em parceria com o Governo Federal. Com certeza, boas experiências serão levadas daqui para demais regiões do Brasil”, ressaltou Osvaldo Russo.
Mato Grosso, de acordo com o secretário, é campeão entre os estados com maior adesão de Municípios ao SUAS. Hoje 95% dos municípios brasileiros já aderiram ao sistema.
SUAS - O Sistema Único da Assistência Social foi criado para regulamentar e aperfeiçoar a política de assistência social no Brasil. O novo sistema teve sua criação aprovada em julho do ano passado pelo Conselho Nacional de Assistência Social e segue as diretrizes da Norma Operacional Básica (NOB), que disciplina a gestão da política de assistência social.
Comentários