Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 14:48
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O Secretário Nacional de Assistência Social, Osvaldo Russo de Azevedo, está no Município de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), discutindo a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e avaliando os programas de proteção social no Estado, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o Agente Jovem, o Sentinela (programa de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e portadores de deficiência. A visita é acompanhada por representantes da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

De acordo com o superintendente da Setecs, Agnaldo Garrido, trata-se de uma visita técnica positiva para Mato Grosso. “O secretário já esteve várias vezes na Capital e agora, escolheu uma outra cidade de grande porte do Estado para esta avaliação. A visita é de extrema importância, já que temos que construir um modelo do SUAS para todo país, assim como foi criado para a saúde pública o Programa Saúde da Família (PSF)”, explicou.

O próprio secretário faz uma primeira avaliação do Município. “Visitamos um dos Centros de Referências em Assistência Social (CRAS) da cidade e fiquei impressionado com o trabalho que vem sendo realizado no local, envolvendo o resgate da auto-estima da família. Palestrei também para universitários e percebi o interesse dos acadêmicos em aperfeiçoar os programas sociais desenvolvidos em parceria com o Governo Federal. Com certeza, boas experiências serão levadas daqui para demais regiões do Brasil”, ressaltou Osvaldo Russo.

Mato Grosso, de acordo com o secretário, é campeão entre os estados com maior adesão de Municípios ao SUAS. Hoje 95% dos municípios brasileiros já aderiram ao sistema.

SUAS - O Sistema Único da Assistência Social foi criado para regulamentar e aperfeiçoar a política de assistência social no Brasil. O novo sistema teve sua criação aprovada em julho do ano passado pelo Conselho Nacional de Assistência Social e segue as diretrizes da Norma Operacional Básica (NOB), que disciplina a gestão da política de assistência social.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295814/visualizar/