Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 11:00
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


Começou há pouco em Sinop (505 km ao Norte de Cuiabá) a 13ª edição do Workshop sobre Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico. Organizado pelo Governo do Estado, o objetivo do evento é despertar o interesse pelo comércio internacional e apresentar alternativas econômicas.

É grande o número de artesãos, empresários, estudantes, contadores, produtores rurais e professores universitários que aguardam com expectativa o início do workshop na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop.

Para o segundo palestrante do dia, o economista e consultor da Fundação Getúlio Vargas, Vivaldo Lopes, o que tem sido notado em todos os municípios onde o workshop foi realizado é o interesse e o despertar do espírito empreendedor em jovens e pequenos empresários. “ É interessante porque eles começam a ver com outros olhos o comércio exterior, que antes era visto como algo inatingível, inacessível, passa a ser algo real”, afirmou Vivaldo Lopes.

A iniciativa do governo em levar conhecimento à população foi elogiada pelos participantes que faziam inscrição no início da manhã. O secretário de Indústria e Comércio de Sinop, Norival Campos Curado, também citou a desmitificação do comércio exterior como um dos pontos positivos do workshop. “As pessoas sempre pensam que exportação é coisa para os grandes, para as trades, mas nas palestras eles vêem que é possível, por exemplo, um artesão exportar seus produtos”, afirmou o secretário.

O produtor rural Otaíde Marcon, espera que as palestras com renomados profissionais da área tragam a esperança de ver solução para problemas estruturais. “Tudo o que chega aqui é mais caro e tudo o que sai daqui tem que sair mais barato. Eles devem falar sobre isso”, comentou o produtor que exportava soja até o ano passado e desistiu da atividade devido ao momento econômico.

O secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Kato, participa do evento em Sinop, entre outras autoridades locais.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295863/visualizar/