Candidatos à vaga na Assembléia Legislativa levam programas ao interior
É dessa forma que os pré-candidatos pretendem se tornar conhecidos em municípios onde a sua representatividade política não é tão vigente. “Rondonópolis é a capital do agronegócio. Respeito quem tem base aí, mas a democracia é isso, é ter liberdade de ir e vir”, disse Maksuês Leite (PP). “A exemplo do Pátio, que além de ter uma parcela eleitoral grande em Rondonópolis também trabalha em Cuiabá”, argumentou Leite, que tem dito nos seus programas, inclusive, que tem trazido obras para o município.
Os apresentadores-candidatos não descartam que os programas os quais tomam frente são um atrativo na vida política. “É a prerrogativa da profissão”, disse Sérgio Ricardo, pré-candidato à reeleição pelo PPS. Entretanto, ele ressalta que pertencer ao quadro jornalístico não é sinônimo de votos garantidos.
“Há muitos jornalistas que se candidatam e não se elegem”, ressaltou. Segundo ele, mais do que usufruir do programa, seja ele televisivo ou radiofônico, o candidato deve estar em contato direto com a população.
O pré-candidato Maksuês Leite (PP) avaliou que, nos seis meses de transmissão de seu programa, mais de 50 bairros foram visitados para a aplicação de mais de 70 matérias. “As crianças me cumprimentam, a recepção está incrível. Isso porque o poder público municipal tem atendido as reivindicações do programa”, avaliou. Apesar de acatar a decisão do TSE nesse pleito, Leite promete recorrer da decisão nas próximas eleições. “Após as eleições eu vou rever essas regras, mas por agora, em nome da coletividade, eu vou ter que aceitar”, concluiu.
De Rondonópolis mesmo, a princípio, o único pré-candidato que tem relações com a imprensa é o radialista Jurandir Alves (PT), que pretende pleitear vaga à Assembléia Legislativa. Em 2004, o representante do segmento foi o apresentador e radialista João Gomes, que disputou vaga na Câmara Municipal pelo PL. Gomes teve expressiva votação, mas por falta de votos na legenda não conseguiu ser eleito.
Walter Rabello, que conquistou maior número de votos em Cuiabá em 2004 e também vice-presidente da Câmara Municipal, é a grande aposta do PMDB para disputar cadeira na Assembléia. Rabello não foi encontrado para falar sobre sua presença em Rondonópolis.
Comentários