Oficina de integração debate ética no serviço público
Para mostrar a importância na construção da Gestão Ética a superintendente de Desenvolvimento de Recursos Humanos (SDRH) da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), Tânia Zulian Grosso, disse aos presentes que a credibilidade de uma administração passa pelas regras, condutas e ações sobre o que pode e o que não pode ser feito pelos gestores uma vez que a gestão pública possui instrumentos legais, constitucionais e morais que instruem, mostram e educam sobre as regras e as leis que devem ser obedecidas e respeitadas.
“A informação correta sobre os instrumentos que o Estado tem e o fundamento constitucional é que uma gestão obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência. O servidor tendo uma visão global de todo o aparelhamento e dos instrumentos com certeza a administração pública tem seu caráter ético assegurado”, explicou Tânia Zulian.
A coordenadora da oficina e da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Trabalho, da SDRH, Iandry Brito, disse que um dos objetivos na promoção desse evento de capacitação dos servidores de carreira em cargos de confiança é justamente instruir esse profissional “sobre a gestão estadual, sobre o sistema SUS, sobre a diretrizes da política estadual de Saúde e, acima de tudo, dos princípios administrativos da Gestão de Pessoas”.
“O trabalhador, quando ingressa num órgão público, tem que ter clareza sobre as regras e o cumprimento da legislação, sempre ciente de que os critérios de avaliação de desempenho dos servidores são fundamentais para o seu crescimento e até mesmo a obtenção do conceito de estabilidade perante a administração pública”, comentou a coordenadora.
A gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Valorização do Servidor, Silvia Tomaz, por sua vez, acrescentou que “ existem vários critérios que precisam ser satisfeitos para a aquisição dessa estabilidade. O servidor interessado busca conhecer esses princípios para que possa garantir o seu progresso profissional”.
Silvia Tomaz alistou os seguintes itens necessários para uma avalição de desempenho, abordados durante a oficina: integração à equipe, abrangendo a responsabilidade no desenvolvimento de tarefas e cooperação, desempenho da função pública, incluindo o fator idoneidade moral, praticas de execução de trabalho envolvendo o uso adequado dos equipamentos de serviço e material de expediente, qualidade, conhecimento, produtividade e eficiência do trabalho, capacidade física (que engloba o fator saúde), presteza e agilidade na orientação ao cliente, o comportamento no trabalho, que inclui os fatores assiduidade, pontualidade e administração do tempo, e a iniciativa profissional em obter atualização.
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