Governo inicia curso de qualificação para líderes comunitários em Rondonópolis
Ontem, 07.06, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes Teodoro de Oliveira, o superintendente de Atendimento da Casa Civil, Genilto Nogueira, a coordenadora geral de Expansão de Rede do Ceprotec, Gislaine Marques, e autoridades municipais reuniram-se, em Rondonópolis, com líderes comunitários para apresentar o projeto.
“Durante a reunião foi definido que até sexta-feira, os presidentes da União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairros (Uramb) e União das Associações de Moradores da Região Salmen (Unisal) irão repassar os nomes dos alunos que farão o curso. Até ontem, já tínhamos 50 líderes comunitários interessados em participar da qualificação”, destacou a coordenadora de Expansão de Rede do Ceprotec, Gislaine Marques.
O curso de Gerenciamento com ênfase em associativismo e cooperativismo é resultado do projeto Participação Comunitária desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Casa Civil e Casa Militar. Além de Rondonópolis, a qualificação está acontecendo em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Barra do Garças. Em Alta Floresta o início das aulas está previsto para o dia 19/06. Ao todo serão qualificados 320 líderes comunitários.
O conteúdo programático do curso inclui noções sobre legislações: trabalhista, ambiental, segurança no trabalho, previdência e seguridade social; relações humanas; ética e cidadania no trabalho; princípios cooperativistas e associativistas; organizações, gestão comunitária democrática, intercooperação e interesse pelo bem estar da comunidade; e noções de empreendedorismo.
De acordo com o cronograma de realização dos cursos, o término da qualificação deve acontecer em 31 de julho. A iniciativa conta também com parcerias da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e entidades ligadas ao movimento comunitário.
Comentários