Unimed Cuiabá implanta Protocolo de Feridas e Curativos
O documento foi elaborado pelas enfermeiras Lílian Andréia Flecke Giani Soares Ramos, discutido com a equipe médica do Home Care, enfermeiros Vanderlei Sá e Pioter Antonito, e revisado pelo Dr. Rubem Couto, Dra. Maria Cristina, da auditoria médica.
Segundo a enfermeira Lílian Fleck, especializada em infectologia, os pacientes começam a ser tratados ainda no hospital, tão logo o médico solicita a internação domiciliar. A equipe de avaliação geral, formada pelo Dr. Antonio Lucas Barros Tenuta e a fisioterapeuta, Ana Paula da Silva Oliveira, informa o Home Care se o paciente apresenta feridas. Em caso negativo, o tratamento é preventivo. “Orientamos a família quais são os cuidados com a pele íntegra que evitam as úlceras”, afirma. “Como deve ser o banho, hidratação da pele, alimentação e higiene”, exemplifica.
De acordo com Lílian, dos 60 pacientes que foram tratados desde a implantação do Protocolo, 50% já obtiveram alta. Os que permanecem acamados, caso dos portadores de esclerose múltipla e mal de Alzheimer, por exemplo, recebem visitas mensais para avaliação e orientação.
A enfermeira explica que apenas duas horas deitado na mesma posição o paciente já desenvolve úlcera de pressão nível um. Elas são classificadas em quatro estágios. A mais grave, conhecida como escara, enegrece a pele que já está em necrose. “O tratamento de feridas é amplo, envolve vários profissionais, médicos, enfermeiros, nutricionistas, e pouca gente sabe fazer”, afirma. Vários fatores contribuem para o desenvolvimento de feridas. Idade, alimentação, higiene da residência, doença base, tipo de pele, tabagismo, alcoolismo, hipertensão e diabetes, que retarda o processo de cicatrização.
Além das enfermeiras Lílian e Giani, fazem parte da comissão de curativos do Home Care a nutricionista Sueli Fátima Sartori e Dr. Luciano Correia Ribeiro, médico infectologista.
Um dos propósitos da comissão de curativos é desenvolver um trabalho educativo com a comunidade de saúde. Para isso, já foram realizados dois encontros. Em janeiro para a equipe de enfermeiros da COTEPASA, prestadora de serviços para a Unimed Cuiabá. Em maio a comissão apresentação e discutiu o protocolo com o Conselho Administrativo da cooperativa. Na próxima quinta-feira, 08/6, a apresentação será feita para a auditoria médica e de enfermagem da Unimed.
Comentários