Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 08 de Junho de 2006 às 08:25

    Imprimir


Cientistas australianos afirmaram hoje que dispõem de novas provas de que um recife fossilizado encontrado na Austrália Ocidental é a forma mais antiga de vida conhecida. A descoberta alteraria os cálculos sobre o começo do ciclo vital no planeta. O comunicado à imprensa explica que os estromatólitos (estrutura sedimentar marinha em forma de cogumelo) enterrados na região de Pilbara representam os restos fossilizados de micróbios de 3,43 bilhões de anos.

As conclusões da pesquisa australiana e canadense, publicadas hoje na revista científica internacional Nature, questionam também a teoria de que a vida na Terra começou há 1,9 bilhão de anos.

Os cientistas afirmam que o recife, de dez quilômetros de extensão, prova que naquela época já existia a biodiversidade e que a vida surgiu antes do que se pensava.

"E se a vida surgiu tão rapidamente na Terra, há muitas possibilidades de também ter aparecido em Marte", argumentou Abigail Allwood, da Universidade de Macquarie, em Sydney.

O debate agora é para saber se os estromatólitos são estruturas que refletem a atividade de colônias de microorganismos ou se são conseqüência de processos não biológicos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296128/visualizar/