Sedtur faz balanço positivo na participação do Salão do Turismo
O Salão do Turismo é parte de uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de produtos turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, implantado pelo Ministério do Turismo.
Mato Grosso apresentou oito novos roteiros, com destaque para Travessia do Pantanal, o roteiro do Xingu – Etnoturismo indígena e do Pantanal à Amazônia. Também foi lançado o roteiro do Pantanal ao Pacífico, ainda em formatação, que obteve sinalização positiva do Ministério do Turismo. O Ministério irá fazer um levantamento com operadores para a comercialização da rota.
Durante os cinco dias em São Paulo, o estande mato-grossense recebeu um grande público. As pessoas puderam provar o Kanjinjin, paçoca de pilão, bananinha frita e ainda escutar um boa moda de viola. O cacique Amutuá Waurá, da etnia Waurá, foi uma das principais atrações fazendo tatuagem no braço dos visitantes com símbolos da floresta. Além disso, o artesão cuiabano Alcides Ribeiro Santos mostrou as técnicas para a confecção da tradicional viola de cocho.
Vai Brasil
Mato Grosso está participando do programa Vai Brasil lançado no Salão do Turismo e que oferece pacotes de viagem em períodos de baixa ocupação para todo o país. As ofertas podem ser consultadas no site www.vaibrasil.com.br para todos os Estados do país . O presidente da Abav/ MT – Associação Brasileira de Agencias de Viagem, Vicente Campos, diz que o número de operadoras mato-grossenses cadastradas no programa deve aumentar. Os produtos turísticos estão disponibilizados em condições especiais de preço.
Na avaliação do presidente da Abav de Mato Grosso a participação no Salão do Turismo deverá trazer bons resultados. “ Foi realmente positivo. Sentimos grande interesse dos operadores pelos nossos roteiros”, afirma Campos. Os operadores mato-grossenses decidiram se organizar melhor para a participação de feiras e eventos do setor. Uma das propostas é a implantação de uma cooperativa. Amanhã eles se reúnem na sede da Abav, em Cuiabá, para discutir o assunto.
Comentários