Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 07 de Junho de 2006 às 08:46

    Imprimir


Um grupo de cientistas australianos conseguiu desenvolver células que crescem em três dimensões no corpo de um paciente, o que pode levar à recriação de órgãos vitais, segundo um comunicado dos pesquisadores. Até agora as células reproduzidas só cresciam em duas dimensões.

Assim, o paciente podia fazer crescer a pele, por exemplo. Mas a nova técnica permite o desenvolvimento integral de órgãos, com enormes repercussões nos transplantes, segundo os cientistas.

As novas células foram criadas numa câmara de plástico colocada sob a pele do paciente, explicou o responsável pela pesquisa, Wayne Morrison, do Instituto de Microcirugia Bernard O'Brien, no Hospital Saint Vincent's de Melbourne.

A câmara "é uma caixa vazia na qual foi implantado um vaso sanguíneo" no qual os cientistas deixaram as células crescer, informou Morrison.

Até o momento, disse o cientista, foi possível criar "tecido do peito, gordura, músculo e o do pâncreas, que produz insulina". A descoberta pode servir para um paciente recriar seu próprio coração, acrescentou.

É um primeiro passo rumo à criação de órgãos inteiros para substituir os danificados e conseguir além disso evitar a rejeição.

A descoberta terá "repercussões enormes para milhares de pessoas no mundo todo que dependem de um transplante. Especialmente para os cardíacos", concluiu Morrison.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296315/visualizar/