Pagot será vice; Iraci vai para TCE
Nos bastidores, o governador conseguiu avançar nas negociações no sentido de contemplar os francistas, nomeando Iraci conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Pelo pré-acordo, a atual vice-governadora passaria a ocupar o cargo vitalício no próximo ano, provavelmente no lugar de Branco de Barros.
Maggi vem defendendo a tese de que o vice de sua chapa será escolha pessoal. Deixou isso claro dentro do PPS e também em reunião com partidos aliados, como PP, PTB, PFL e PDT. Líderes destas legendas chegaram a pleitear a indicação do nome para vice, mas acabaram recuando.
Favorito à reeleição, o governador considera que não terá dificuldades para ampliar o arco de alianças por ter escolhido um aliado tão próximo, inclusive ex-funcionário do Grupo Amaggi, e militante do seu próprio partido. Maggi já ensaiou discurso para contrapor eventuais críticas. Dirá que Pagot, enquanto secretário de Infra-estrutura e da Casa Civil, provou ser competente na gestão pública.
Fontes do Palácio Paiaguás revelam que a escolha de Pagot como vice também é estratégica para as próximas eleições. Em 2010, por exemplo, Maggi, se reeleito neste ano, tentará um outro cargo eletivo - ao Senado ou à Presidência da República. Nesse caso, renunciaria à cadeira de governador oito meses antes, deixando o comando do Estado sob alguém de sua extrema confiança.
Comentários