Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 07 de Junho de 2006 às 06:48
Por: Kleber Lima

    Imprimir


Está marcado para esta quinta (08.06), em Cuiabá, mais precisamente na Praça Alencastro, coração da cidade, um ato público diferente, mesmo nesses tempos em que latifundiário faz piquete e sanguessuga não é mais um bichinho de uso medicinal, mas uma praga que corrói a saúde pública.

Trata-se de um ato público convocado por um conjunto de entidades reunidas no Fórum Pró-Ferrovia e pelo deputado Chico Daltro. E para discutir um assunto já bastante conhecido dos mato-grossenses, especialmente dos cuiabanos, mas que estava virando conto da carochinha, habitando mais o imaginário popular que a realidade prática e quotidiana das pessoas, que é a conclusão da Ferrovia que liga Aparecida do Taboado (MS) a Cuiabá. Na verdade, a epopéia da Ferrovia, iniciada no século passado pelo senador Vicente Vuolo, era integrar o Sul ao Norte do Brasil, estendendo os trilhos da Ferronorte até Porto Velho.

Sonho pela metade é uma maneira razoável de se perceber a ferrovia em Cuiabá. Cada trecho foi uma luta própria, e quando a sociedade cuiabana pensava que ao chegar mais perto de Cuiabá a Ferrovia iria se tornando realidade, parece que ocorreu o contrário, porque interesses outros cismam de desviar o traçado, ao sabor das conjunturas econômicas.

Ora, conjuntura é algo provisório, transitivo, passageiro. Qualquer política pública realizada com base apenas em circunstâncias é casuística. Paliativa, no máximo. Manter o traçado original da Ferronorte, até Cuiabá, e daqui para Porto Velho, cortando outro imenso torrão de terra mato-grossense, ao contrário, é estratégico, vê o Estado como um todo e a longo prazo, de forma estrutural.

Por isso esse ato público pressionando as autoridades pela conclusão da Ferronorte até Cuiabá reveste-se de várias importâncias. A primeira delas é simbólica também, já que estamos tratando de um sonho acalentado por várias gerações. Nesse sentido, o ato é uma manifestação de que Cuiabá e os cuiabanos não abrem mão de seus sonhos, em que pese muita gente jogar contra eles. E tem também uma importância prática, de trazer para o dia a dia da política estadual essa bandeira viva do desenvolvimento econômico do Estado e da Capital, tentando envolver o mámico do Estado e da Capital, tentando envolver o mntra eles. sabor das conjunturas econ ximo possível de agentes públicos e privados, para garantir que esta importante obra de fato de realize.

Eis aí uma bandeira ideal para representar o povo de Cuiabá e também uma alternativa concreta de desenvolvimento econômico para Mato Grosso, com geração de emprego, distribuição da renda e perenização da nossa economia.

KLEBER LIMA é Jornalista, Consultor Político filiado à ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos), e Consultor de Comunicação da KGM SOLUÇÕES INSTITUCIONAIS. kleberlima@terra.com.br e www.kgmcomunicacao.com.br.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296358/visualizar/