Danças tradicionais são apresentadas em formatura do Terceiro Grau Indígena
Nesta manhã (06) o reitor da Unemat, Taisir Karim, confere grau de licenciados a 186 acadêmicos índios de 44 etnias brasileiras.” É motivo de orgulho para a Unemat desenvolver e realizar a formatura dos primeiros professores indígenas de um curso específico e diferenciado” afirmou o reitor ressaltado a importância da parceria entre governo do estado, federal e prefeitura para a concretização do projeto.
Pioneiro na América Latina, o projeto foi desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Secretaria de Estado de Educação(Seduc),Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia(Secitec) e Governo Federal, representado pela Fundação Nacional do Índio(Funai) e a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres.
Durante a cerimônia, os índios bororo apresentaram a dança j’ure uma forma de demonstrar a alegria pela conquista da conclusão de um curso universitário. Os bakairi apresentaram dança que simboliza uma ave, Onore. “Ela é uma ave que vive perto do Rio. Para nós ela tem significado de vida, alegria “ explicou o formando Jeronimo Poiure. Felicidade também foi tema da dança Xavante. Parte do ritual de cura, a dança executada pelos Xavante na cerimônia é parte do ritual de iniciação masculina.
O Projeto Terceiro Grau Indígena começou a ser desenvolvido em 2001. No ano de 2005 teve inicio a segunda turma do projeto com 100 professores índios do estado de Mato Grosso. O projeto recebe o apoio da Funasa.
Comentários