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Cidades/Geral
Terça - 06 de Junho de 2006 às 14:21
Por: Janayna Cajueiro

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Com a aproximação do Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12 de junho, o comércio prepara promoções para conquistar quem deseja presentear a pessoa amada. O Procon-MT, Superintendência da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), orienta os consumidores apaixonados a não se deixarem levar pelas propagandas sem antes pesquisar preços e tomar cuidado ao adquirir produtos ou contratar serviços.

Antes de adquirir um produto em promoção é interessante refletir se as vantagens oferecidas atendem as necessidades de quem compra e de quem será presenteado no que diz respeito a preço, quantidade e qualidade. Nos cinco primeiros meses deste ano, o Procon registrou 1.127 reclamações contra aparelhos de telefone (celular ou convencional), 40 contra compras feitas pela Internet, 33 contra peças do vestuário (roupas e calçados) e 16 contra assessórios do vestuário (cinto, bolsas, chapéu, jóia etc).

Neste mesmo período, as reclamações contra serviços oferecidos também foram freqüentes no órgão de Defesa do Consumidor de Mato Grosso: 720 reclamações contra o setor de telefonia móvel, 70 contra estabelecimentos comerciais, 14 contra hotéis, pousadas, clubes, cinema, teatro e casas noturnas e 12 reclamações contra pacotes turísticos. O consumidor deve estar atento às cláusulas contratuais e a procedência do local ou empresa contratada.

“O número de reclamações tende a aumentar nas épocas das datas comemorativas, por isso recomendamos sempre o consumo consciente. No Dia dos Namorados, o aumento de procura por flores, bombons, restaurantes e hospedagens contribui com a elevação dos preços e, por desejar agradar a pessoa amada, o romântico consumidor não mede esforços. E os fornecedores se aproveitam disso”, explicou a Superintendente Vanessa Rosin.

Além da pesquisa de preços, o Procon aconselha que o consumidor nunca esqueça da nota fiscal ou recibo e, em caso de efetuar a compra pela internet ou solicitar a entrega do produto, exigir que todas as informações relevantes sejam feitas por escrito, como o tipo de flores ou arranjo, horário, local e mensagem, por exemplo. “O Código de Defesa do Consumidor (CDC) defende o direito de desistir da compra feita à distância em até sete dias, trocar o produto que apresentar defeito em até 90 dias e, quando não houver o cumprimento da oferta, de obter o produto pedido ou cancelar a compra”, concluiu Vanessa.

O Procon-MT fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), s/ nº, Bairro Baú. O horário de atendimento ao público é das 8h ás 17h. Já o posto avançado de atendimento, localizado no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro de Cuiabá), atende das 7h30 ás 18h.





Fonte: Da Assessoria

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