Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 06 de Junho de 2006 às 13:32

    Imprimir


O presidente Lula está na frente do tucano Geraldo Alckmin na corrida presidencial entre os eleitores de São Paulo, mas a vantagem é menor do que a margem de erro, o que é considerado empate técnico. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. De acordo com dados de pesquisa do Ibope divulgada hoje, Lula teria 40% dos votos, enquanto Alckmin, ex-governador do Estado, ficaria com 38%. Na simulação, o candidato pemedebista José Simon ficou com 1%. Brancos e nulos somaram 9%. A sondagem foi encomendada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp). Foram ouvidas 1.204 pessoas, entre os dias 2 e 4 deste mês, em 62 municípios de São Paulo. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de SP sob o número 725034/2006.

Em um segundo cenário, sem candidato do PMDB, os percentuais de Lula e Alckmin não se alteram. Apenas a votação de Heloísa Helena (PSOL) sobe de 4% para 5%. O número de brancos e nulos neste cenário é de 4%.

Em comparação com a última pesquisa do mesmo instituto, para o mesmo cliente, realizada entre os dias 28 e 30 de abril, Lula subiu sete pontos percentuais, de 33% para 40%, enquanto Alckmin caiu de 42% para 38%. Neste cenário, Garotinho seria candidato pelo PMDB. O Ibope não simulou um cenário sem candidato pemedebista.

Em uma simulação de segundo turno, no entanto, Alckmin vence Lula - 46% a 43% - com 4% de brancos e nulos. A vantagem, contudo, é menor: No final de abril, Alckmin teria 52% dos votos, contra 36% de Lula.

Rejeição Lula lidera o levantamento feito pelo Ibope sobre em que candidato os paulistas não votariam de jeito nenhum. O presidente foi rejeitado por 30% dos entrevistados, enquanto Alckmin e Simon não receberiam votos de 17%.

Expectativa de vitória Apesar da vantagem de Alckmin no segundo turno, a maioria dos paulistas acredita que Lula será reeleito. Cerca de 52% dos entrevistados disseram acreditar que Lula vencerá a eleição, enquanto 31% apostam em Alckmin. Dos outros candidatos, Heloísa Helena e Enéas Carneiro (Prona) devem vencer para 2%. Roberto Freire (PPS) teve 1%.

Corrupção O Ibope também perguntou qual a opinião dos entrevistados sobre as recentes denúnicas de corrupção contra o governo federal. Cerca de 66% disseram acreditar que Lula tinha conhecimento dos casos de corrupção entre seus aliados; 23% disseram que não.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296439/visualizar/