Proprietários de reservas particulares criam associação em Mato Grosso
A assembléia de criação da entidade e a solenidade de posse da primeira diretoria serão realizadas em Cuiabá, às 11h.
O evento contará com a presença de proprietários de RPPNs e representantes de ongs, como o WWF-Brasil. Também está prevista a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente de MT, Marcos Machado.
A criação da associação é um marco, pois os proprietários organizados terão mais força de negociação com o governo, e possibilidades de estabelecer parcerias com fundações e organizações não-governamentais.
O evento é resultado de três anos de articulação com participação ativa do Programa Pantanal para Sempre do WWF-Brasil, da Confederação Nacional de RPPNs e dos proprietários de RPPN de Mato Grosso.
O Estado de Mato Grosso possui atualmente 16 RPPNs, sendo 15 federais e 1 estadual totalizando uma área aproximada de 174 mil hectares que protege fragmentos importantes dos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia.
Até o momento os proprietários destas reservas não se encontravam organizados, o que inviabilizou o estabelecimento de uma estratégia de fomento e incentivo a criação de novas reservas particulares e de implementação das já existentes.
Comentários