Wellington destaca importância do Plano BR-163 Sustentável
O lançamento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente José Alencar, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do ministro dos Transportes, Paulo Passos e do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Kassel.
O Plano BR-163 Sustentável é resultado do trabalho de 21 ministérios e foi instituído para garantir o desenvolvimento na área de influência da estrada que liga Cuiabá a Santarém, no Pará, atravessando uma das regiões de maior potencial econômico, diversidade cultural e biológica da Amazônia.
SUSTENTABILIDADE
Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, Wellington Fagundes destacou o trabalho de viabilização da BR-163, uma obra que é aguardada e anunciada há muitos anos. Ele comentou a importância de uma emenda coletiva de sua autoria, que prevê mais de R$ 30 milhões para o asfaltamento da cidade de Guarantã no Norte até a divisa com o Mato Grosso.
“É preciso destacar o empenho de toda a Bancada de Mato Grosso e também da Bancada do Pará na concretização desta obra fundamental para as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil”, enfatizou Wellington.
A BR-163 tem 1.765 quilômetros, sendo que cerca de 800 quilômetros são asfaltados. Aproximadamente 2 milhões de pessoas vivem na área de influência da estrada. Na região são encontrados os biomas do cerrado e da floresta amazônica, além de três bacias hidrográficas.
Para o deputado Wellington, o Plano BR-163 Sustentável vem atender duas demandas: a de possibilitar o escoamento da produção de uma das regiões de maior potencial agrícola do país e também manter um dos mais importantes patrimônios da natureza, respeitando o modo de vida da população que vive ao longo da rodovia.
PROGRAMAÇÃO
Logo após o lançamento do Plano, o deputado Wellington reuniu-se com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, para definir detalhes do asfaltamento da BR-163 até a divisa com o Mato Grosso.
O convênio será firmado entre os governos federal e estadual, de forma que metade do asfaltamento - do município de Guarantã do Norte rumo a Base Aérea do Cachimbo – fique a cargo do Governo do Estado. A outra metade, no sentido contrário, ficará sob responsabilidade do 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC).
Na avaliação de Wellington, com a formação destas duas frentes será possível conferir muito mais agilidade à obra. “Com isto, é possível que o trabalho seja concluído ainda neste ano, favorecendo uma parcela significativa de pessoas que trabalha tanto na cidade de Guarantã do Norte quanto na base aérea do cachimbo”, conclui.
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