Campeonato de pesca movimenta Santa Rita do Trivelato
A estimativa foi do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Marcos Tavernelli Ussit. De acordo com ele, o campeonato cresceu bastante em comparação ao ano passado. “Desde o início participamos e aprendemos junto com a Sedtur a deixarmos de ser amadores”, destacou.
Paralelo ao campeonato foi realizado o 7º Campeonato Municipal de Pesca Esportiva de Santa Rita do Trivelato. Segundo o secretário, esta é a principal festa da cidade. Por causa da crise no Agronegócio a “Expolato”, feira agroindustrial e tradicional em Trivelato, foi cancelada.
Um dos investimentos para o evento deste ano foi a construção de uma ponte de madeira, com 15 metros de comprimento. A estrutura possibilita acesso a uma “ilha” próxima ao Salto Maggessi. A “ilha” também facilita a entrada para algumas trilhas até às cachoeiras do rio Teles Pires.
A dona de casa, Eliziane Diehl, visitou pela primeira vez o Salto Magessi, local onde foi realizada a prova. Enquanto o marido participava da competição ela aproveitou para conhecer as belezas do rio Teles Pires, “muito bonito o lugar, estou encantada”.
Durante a pescaria o público que aguardava o retorno das equipes pôde participar de torneios abertos de vôlei de areia. Os jogos foram realizados nesta “ilha” e monitorados pelo coordenador do Projeto Esporte e Lazer da cidade, Adinai Terezio.
Na noite anterior à prova (03.06), os visitantes conheceram a banda “Reprise, de Santa Catarina, que se apresentou no palco em frente ao rio.
Economia
A plantação e comercialização de soja é a principal atividade econômica do município de Santa Rita do Trivelato (445 km ao Norte de Cuiabá). O Turismo na cidade ganhou mais destaque a partir do ano passado com a criação do Conselho Municipal de Turismo.
O Conselho possibilita melhor administração para o desenvolvimento do turismo na região. “Estamos tomando ciência em qual estágio estamos com relação ao turismo e o que precisamos melhorar”, afirmou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Marcos Tavernelli Ussit. O município também faz parte da vice-presidência do Conselho Regional de Turismo, representando o Pólo Amazônia.
O principal ponto turístico de Trivelato é o Salto Maggéssi, no rio Teles Pires. Um dos projetos do município e que envolve o rio foi encaminhado para o Ministério do Turismo. O projeto “Os Encantos do Rio Teles Pires” tem o objetivo de desenvolver o ecoturismo e favorecer o turismo de aventura, que é pouco explorado na região.
Uma das propostas é criar uma passarela metálica que sai da “ilha” até a outra margem do rio, ou seja, no Distrito de Boa Esperança. “A idéia é para os turistas terem uma visão aérea da queda da cachoeira e também para ver o leito do rio”, afirmou o secretário.
Comentários