Caixa assina contrato para gestão do fundo de turismo
O Fungetur é voltado, prioritariamente, para a modernização, reforma e ampliação dos meios de hospedagem. Mecanismo de crédito essencial ao fomento de atividades turísticas, o Fundo também direciona recursos para aquisição de máquinas e equipamentos novos e obras e serviços considerados de interesse para o desenvolvimento do turismo nacional.
Participaram da cerimônia o ministro do Turismo e presidente do Conselho Nacional do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e os vice-presidentes da CAIXA, Fábio Lenza, de Negócios e Serviços Bancários, e Francisco Egidio Pelucio Martins, de Crédito.
O público-alvo do Fundo Geral de Turismo é formado por pessoas jurídicas que atuem no setor. O valor do financiamento vai de R$ 400 mil (mínimo) a R$ 10 milhões (máximo). A CAIXA financia até 80% do investimento fixo total do projeto e o prazo para amortização chega a até 240 meses, incluído um período de carência de até 60 meses. Os prazos dependem da análise do projeto. Quanto aos encargos financeiros, incluem variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e taxa de juros de 6,9% ao ano (para contratos com pazo de até 144 meses) ou de 7,9% ao ano (para prazo acima de 144 meses).
Comentários