Trabalhos de educação ambiental são apresentados no Campeonato de Pesca
A iniciativa atende um dos pré-requisitos para os municípios participarem do campeonato. É necessário desenvolver ações de educação ambiental e apresentar planos de coleta e destinação de lixo.
Durante a 7ª etapa, alunos da escola Estadual Cândido Portinari fizeram, pela primeira vez no campeonato, exposição e comercialização de brinquedos produzidos com garrafas peti. Os objetos foram expostos dentro de uma gruta próxima ao rio. Os trabalhos fazem parte de uma das três etapas do projeto “Lixo x Luxo – Uma Transformação Possível”.
Segundo a coordenadora, Erliete Lemes da Silva Lara, o projeto existe no município desde 2003, mas a reciclagem de garrafas peti começou a ser executada este ano. Os trabalhos são feitos por cerca de 80 alunos da escola e também do EJA (Programa de Educação para Jovens e Adultos). Além dos brinquedos educativos são produzidos vasos para plantas e enfeites de Natal.
O custo dos brinquedos varia de R$ 2,5 a R$ 5 e toda a venda é revertida para a compra de material. As próximas etapas do projeto serão desenvolvidas com o aproveitamento de vidro e papel.
A prefeitura, em parceria com a Escola Municipal 03 de Novembro, desenvolveu uma cartilha com dicas de camping para a preservação do meio ambiente. No material consta também informações sobre o período de decomposição de diversos tipos de lixo. As cartilhas foram distribuídas para os turistas que acamparam no local do evento.
Todo o lixo recolhido nos dois dias de campeonato foi levado para o lixão municipal, que fica a 50 km do local da festa.
Comentários