Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 05 de Junho de 2006 às 14:40

    Imprimir


Tarde de autógrafo é realizada hoje no Parque Mãe Bonifácia

A escritora Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da Costa faz tarde de autógrafo, hoje, 05 de junho, no período de 14h às 17h , no casarão do Parque Mãe Bonifácia, do livro “HATISU NAMBIQUARA - Lembranças que viraram histórias” (TantaTinta, 56 pp., R$ 22). A obra é ilustrada pelos desenhos de sua filha, Loyuá Ribeiro Fernandes Moreira da Costa, de 12 anos.

O evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em parceria com diversas instituições e empresas, entre elas a Cemat. A Concessionária também é um dos patrocinadores da obra. “Em contrapartida, a autora disponibilizou 600 exemplares dos livros, que serão distribuídos a cerca de 300 filhos de empregados da Concessionária, com idade entre 10 e 14 anos”, explica a gerente da Assessoria de Meio Ambiente da Empresa, Jane Maria Santos, acrescentando que a outra parte será destinada a bibliotecas estaduais, municipais e particulares do estado.

Nambiquara é o povo indígena que habita a Chapada dos Parecis, o Vale do Guaporé e a Serra do Norte, na região oeste de Mato Grosso. Hatisu, na língua destes índios, é o nome que se dá a um cesto-cargueiro, feito com talas de taboca e utilizado para transportar alimentos, lenha e objetos de uso pessoal.

O livro é fruto de pesquisas realizadas ao longo de 20 anos, incluindo o período de 1982 a 1988, quando a autora viveu em uma aldeia na Chapada dos Parecis. Por meio de artefatos utilizados pelo povo da etnia Nambiquara, o livro fala sobre o modo de viver desta sociedade. As histórias relatadas na obra falam dos grupos Nambiquara do Cerrado, que habitam a região da Chapada dos Parecis e se dividem em Wakalitesu (o povo do jacaré), Sawentesu (povo que vive na mata), e os Kithaulhu (o povo do marmelo).

As informações mesclam as fontes orais (histórias contadas pelos próprios índios) com as bibliográficas. Para adequar a linguagem da tradição oral ao texto escrito, a autora contou com o apoio de Jaime Halotesu, alfabetizado em Nambiquara e português.

Loyuá, além dos desenhos e da escolha das palavras para o glossário no final do livro, também auxiliou na adequação do conteúdo à compreensão do público infanto-juvenil.

Editado pela Editora TantaTinta, o livro tem o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Hermes de Abreu (Lei Estadual de Incentivo a Cultura), com o patrocínio da Cemat. Onde encontrar: nas livrarias de Mato Grosso ou por meio do site www.tantatinta.com.br.

A autora - Nascida no Rio de Janeiro, onde se formou em História (UFRJ), Anna tem especialização e mestrado pela UFMT e, atualmente, cursa doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco. Mudou-se para Mato Grosso e começou a trabalhar com os Nambiquara do Cerrado, precisamente na Chapada dos Parecis, em 1982. Integra o Instituto Histórico e Geográfico de MT, é professora da Univag e, na Funai, atua em pesquisas etno-históricas e no inventário do conjunto documental da instituição.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296642/visualizar/