Pesquisador da USP apresenta estudo sobre tumores em Cuiabá
Durante o Congresso, Aburad apresentará um estudo sobre os dois tipos mais comuns de tumores benignos – o tumor odontogênico cístico queratinizante e o ameloblastoma. Aburad debaterá casos clínicos de pacientes que procuraram atendimento na USP para o diagnóstico e o tratamento. A idéia é mostrar as diferenças entre os dois tumores e as formas de cura.
Segundo o pesquisador, os dois tumores não causam sintomas inicialmente. Quando crescem, geralmente na mandíbula, começam a incomodar pelo inchaço, infecção e dores. Só então é possível perceber algo de errado na boca. O tratamento adequado, diz ele, é a cirurgia para a remoção dos tumores, que podem atingir pacientes de todas as idades. “Quanto mais cedo for feita a cirurgia pelo dentista, melhor. Assim, a mutilação é menor”, explica.
Aburad diz que a visita regular aos dentistas é fundamental para que esses tumores sejam descobertos cedo. Segundo ele, pacientes também precisam estar atentos para qualquer alteração dentro da boca. “Geralmente, quem tem higiene bucal adequada, consegue observar melhor qualquer alteração na boca – inclusive tumores”, observa.
O VI Conabro – em que Aburad apresentará o estudo – será no Centro de Eventos Pantanal. O evento terá cursos, palestras e apresentação de trabalhos por dentistas do Brasil e do exterior. O dentista Brad Neville, da Medical University of South Carolina (EUA), ministrará um curso sobre as lesões de face.
Comentários