Terceiro Grau Indígena:Projeto é desenvolvido em três etapas
Na etapa preparatória, a formação dos profissionais que atuam como docentes nos cursos de Licenciatura acontece sempre antes do início de cada período de atividades presenciais, denominada “Etapa de Planejamento e Formação”. Dela participam, além da equipe coordenadora dos cursos, todos os docentes e assessores que atuarão no semestre letivo. Essa etapa tem a duração de 40 horas e objetiva debater e planejar os conteúdos e as estratégias a serem adotadas no ano letivo.
A segunda etapa, de caráter presencial, ocorre semestralmente, nos meses de janeiro/fevereiro e julho/agosto, coincidindo com o período de férias e recessos escolares dos cursistas. Essas etapas acontecem no campus da Unemat em Barra do Bugres, onde são ministradas 190 horas/aula, distribuídas em 8 horas diárias de estudo cujo objetivo é a reflexão dos processos pedagógicos que compõem a ‘práxis’ escolar e os conteúdos das diversas áreas de conhecimento que integram o currículo dos cursos. Cada semestre é composto por uma etapa presencial de estudos cooperados de ensino e pesquisa.
A terceira e última etapa, intermediária, realizada entre uma etapa intensiva e outra, consiste em possibilitar aos cursistas conciliarem duas atividades docentes na escola com as atividades do curso de formação (preparo de seminários, leituras, pesquisas, exercícios, etc...). Desse modo a prática docente e o processo de formação ocorrerão simultaneamente. No decorrer dessa etapa a equipe de docentes e técnicos do projeto visita as escolas das aldeias, realizando orientações pedagógicas das atividades que foram indicadas para serem feitas nas aldeias.
Comentários