Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 05 de Junho de 2006 às 09:53

    Imprimir


As previsões do mercado financeiro para inflação e juros ficaram praticamente estáveis no último boletim Focus, realizado semanalmente pelo Banco Central. De acordo com os analistas, a taxa básica de juros irá chegar a 14,25% até o final e a meta de inflação será cumprida.

Uma sinalização melhor sobre o rumo da Selic será dada a partir de quinta-feira, quando o Banco Central divulgará a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que reduziu a taxa de juros de 15,75% ao ano para 15,25% ao ano.

Na ata anterior, referente ao encontro de abril, o BC já falava em maior "parcimônia" nas próximas decisões.

Sobre a inflação, a expectativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial de preços do governo, teve uma leve queda, passando de 4,32% para 4,31%. A meta para este ano é de 4,5%.

A previsão para o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) foi mantida em 3,17%. Para o IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado), a expectativa passou de 3,13% para 3,12%.

A previsão para o crescimento da economia ficou praticamente estável. O boletim Focus, realizado semanalmente pelo BC, aponta para um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 3,60%, contra 3,59% da semana anterior. Já sobre a produção industrial, os analistas esperam um crescimento de 4,5%, igual ao levantamento anterior.

Já a projeção em relação ao superávit comercial --saldo positivo entre exportações e importações-- foi reduzida de US$ 40,5 bilhões para US$ 40 bilhões.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296712/visualizar/