Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 05 de Junho de 2006 às 07:45
Por: tania rauber

    Imprimir


Algumas lavouras de milho safrinha no município de Lucas do Rio Verde, que se destaca na produção, sendo um dos primeiros a inicar o plantio e também a colheita, estão prontas para colher, mas ainda são poucos os produtores que iniciaram a colheita. Conforme a secretária Municipal de Agricultura, Luciana Copetti, cerca de 5% dos agricultores que investiram na safrinha com plantio de milho, já estão colhendo.

“Muitas lavouras ainda estão em fase de secagem e os grãos estão úmidos” explicou. O município tem uma área plantada de 100 mil hectares. Na safra passada a área foi 30% maior. A queda no preço do grão, que acaba não cobrindo os custos de produção, desmotivou muitos produtores nesta safra. O preço da saca de 60 quilos do milho, está sendo comercializada em, aproximadamente, R$ 7.

A secretária acrescentou que ainda não foi levantado os resultados da produtividade, já que, em muita lavouras, houve redução nos investimentos.

Em Sorriso a colheita da safrinha só deve iniciar a partir da segunda quinzena de junho, segundo previsão da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Os produtores devem esperar que as lavouras estejam bem secas, para iniciar a colheita, e assim evitar o armazenamento dos grãos.

A redução da área plantada nesta safra também foi menor no município. De acordo com a Empaer, a redução foi de quase 50% na área plantada, em relação a safra passada, quando foram cultivados 120 mil hectares, e plantou apenas cerca de 65 mil hectares da cultivar.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296766/visualizar/