Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 05 de Junho de 2006 às 06:55

    Imprimir


Um tabuleiro de xadrez de 700 anos, gravado em uma pedra, foi encontrado em um trecho da Grande Muralha, informa hoje a site da agência oficial chinesa Xinhua. Segundo os arqueólogos, o tabuleiro foi usado por vigias da muralha, provavelmente durante a dinastia Song (960-1279), e foi talhado junto a uma das torres de vigilância do célebre monumento, com mais de seis mil quilômetros de comprimento.

Além disso, foi encontrado no mesmo local outro tabuleiro de um popular jogo da época, chamado "o tigre come a ovelha".

O trecho onde as gravuras foram encontradas está localizado próximo a Qinhuangdao, no nordeste da China, no extremo oriental da muralha, perto do litoral do Mar de Bohai.

Embora a existência destes tabuleiros de xadrez não seja citada em nenhum documento histórico, os historiadores consideram que estes jogos eram muito usados pelos soldados da Grande Muralha, durante séculos, para suportar as longas horas de vigilância.

A Grande Muralha foi construída há mais de dois milênios para tentar frear as invasões de povos nômades do norte da Ásia, como os mongóis, embora nem sempre tenha conseguido exercer este objetivo.

Os trechos mais bem conservados da muralha, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, estão nas proximidades de Pequim e pertencem às partes do muro que foram restauradas e reforçadas durante a dinastia Ming (1368-1644).

O xadrez chinês é uma variedade do xadrez "internacional", no qual o objetivo é o mesmo (matar o rei), mas existem algumas diferenças. Por exemplo, não há bispos, nem rainha, e no lugar deles há "canhões" e "ministros".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296779/visualizar/