Evolução do Turismo mato-grossense é elogiada no Salão do Turismo
São Paulo, SP - Na opinião do Ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, Mato Grosso despertou para o turismo. “Fiquei muito feliz com as declarações do governador Blairo Maggi sobre os avanços nos quatro últimos anos”, disse o Ministro durante a visita ao estande do Estado no Salão do Turismo hoje à tarde, em São Paulo
A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Oliveira Assis, apresentou ao Ministro as atrações do estande de Mato Grosso no evento. Além do grupo folclórico dos Mascarados de Poconé, o cacique Amutuá – da etnia Wará está mostrando ao público como se faz as tradicionais pinturas indígenas no corpo.
Walfrido Guia até arriscou alguns acordes na viola de cocho, símbolo de Mato Grosso. “É que toco um violãozinho mais ou menos”, explicou o Ministro que ouviu atentamente as explicações sobre como é confeccionado o instrumento.
Na conversa com os operadores mato-grossense o Ministro não escondeu o interesse pelo Estado, destacando que Mato Grosso é o único Estado do país que possui três ecosistemas. Garantiu que haverá investimentos na região de Nobres. “ Estou disposto a investir em Nobres, tenho obrigação”, ressalto Guia.
O secretário do Fórum Nacional de Turismo, Marcelo Safadi, também avalia como positivo o desempenho do Estado. “ É uma evolução visível, sendo Mato Grosso o primeiro Estado que está sabendo integrar as comunidades indígenas em beneficio do turismo, não como personagens, mas como atores desse processo”, diz Safadi.
No Salão do Turismo, no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os oito roteiros apresentados, o roteiro do Xingu-Etnoturismo Indígena tem despertado muito interesse do público.
Comentários